"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 27 de julho de 2010

VOX POPULI, VOX DEI



Vox Populi/Band/iG: Dilma alcança Serra em Minas

Embora esteja tecnicamente empatada com Serra, petista aparece pela primeira vez à frente do tucano.

Pesquisa Vox Populi/Band/iG desta terça-feira mostra que a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra estão tecnicamente empatados em Minas Gerais. Embora a diferença esteja dentro da margem de erro, é a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra no segundo maior colégio eleitoral do País.

Dilma tem 37%, Serra 33%, Marina Silva (PV) 8%, Mário de Oliveira (PT do B) e Eymael (PSC) 1% e os demais candidatos não pontuaram. Os brancos e nulos somam 5% e os indecisos 15%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

A rejeição ao tucano aumentou de 12% para 19% no Estado e a de Dilma manteve-se estável, oscilando de 14% para 13%, desde maio.Tecnicamente Serra e Dilma continuam empatados pois o tucano poderia chegar no máximo a 36% e a petista no mínimo a 34%. Mas a inversão na liderança da disputa em Minas é inédita. Na pesquisa anterior, divulgada dia 21 de maio, Serra aparecia com 38% e Dilma 35%, também em empate técnico. Marina tinha os mesmos 8%. Em janeiro, quando o quadro eleitoral estava indefinido e a candidatura de Ciro Gomes (PSB) ainda era cogitada, o tucano tinha 43% contra 28% da petista.

Em um eventual segundo turno, a petista, com 41%, e o tucano, com 38%, continuam tecnicamente empatados. Em maio, Serra aparecia com 42% e Dilma com 40%.

Na pesquisa espontânea Dilma tem 22%, Serra 20%, Marina 4%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que não é candidato) 5% e o candidato apoiado por ele 1%.

Avaliação do governo

A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 77% para 83%. Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados disseram que votariam no indicado por Lula dependendo do candidato, 31% votariam com certeza, 23% não levariam em conta a orientação do presidente e apenas 7% não votariam no candidato de Lula.

O Bolsa Família lidera o ranking dos programas federais com 27% de aprovação seguidopelo Minha Casa Minha Vida com 21%, Pro-Uni com 12%, Luz para Todos com 9% e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com 7%.

Quase a metade dos entrevistados, 49%, disseram que o próximo presidente deve manter a maioria dos programas e mudar alguns e 34% defendem a manutenção de todos os programas.

De acordo com o Vox Populi, 36% acreditam que as políticas serão mantidas por qualquer candidato, 31% acham que só Dilma daria sequência e 15% pensam que Serra e Marina não extinguiriam os programas mas só a petista daria ênfase a eles.

Fonte Correio

wagner venceria no 1° turno.Vox confirma Data

O Governador da Bahia e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), venceria em primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (27) pelo Vox Populi, a pedido da Band e do iG. Com 43% das intenções de voto, Wagner tem mais do que o dobro do candidato que aparece em segundo lugar na pesquisa.

O ex-governador Paulo Souto (DEM) tem 21% das intenções de voto - enquanto Wagner teve aumento de 2% em relação à última pesquisa, em maio, Souto perdeu 11% no mesmo período, de acordo com o Vox Populi. Em terceiro aparece o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), com 10%, e logo depois Bassuma (PV) com 1%. Outros candidatos, como Marcos Mendes (PSOL), prof. Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.

A pesquisa, realizada entre 17 e 20 de julho com 800 pessoas, mostrou também que 19% dos eleitores ainda estão indecisos e 6% pretendevem votar em branco ou anular. A margem de erro é de 3,5%. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19.923/10.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, Wagner continua na frente, com 24% das intenções de voto. Paulo Souto aparece com 8% e Geddel com 4%.

O índice de rejeição é maior para Paulo Souto - 19% dos eleitores declararam que não votariam nele em nenhuma hipótese. O mesmo dizem 11% dos entrevistados sobre Geddel, 10% sobre Wagner e 7% sobre Bassuma.

Avaliação
Lula teve o governo avaliado como positivo por 84% do eleitorado - na Bahia, 30% dos entrevistados declararam que votaria com certeza no candidato apoiado pelo presidente ao governo. Outros 41% disseram que votariam a depender do candidato.

Segundo a pesquisa, o governo de Wagner é considerado como ótimo ou bom por 49% dos entrevistados, regular por 36% e ruim por 10%.

Ultimo Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário