"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A TRAJETÓRIA DE MICHEL TEMER




Em 1985, o então secretário de Segurança Pública de São Paulo, Michel Temer, recebeu uma comissão que denunciava o espancamento de mulheres e o descaso de autoridades diante destes crimes. Para coibir esse tipo de violência, ele tomou a decisão inovadora: criou a primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

Ainda na secretaria, Temer adotou ideias modernas, posteriormente reconhecidas e tidas como modelo em todo o país. Instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, importante instrumento de combate à pirataria de produtos. A passagem bem sucedida pela secretaria projetou esse descendente de libaneses para a carreira política que avançou mais e mais nos anos seguintes.

Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em Tietê (SP), no dia 23 de setembro de 1940. Sua família, católica, saiu de Betabura, na região de El Koura, Norte do Líbano, e veio para o Brasil em 1925. O pai, Miguel Temer, comprou uma chácara no interior paulista e instalou uma máquina de beneficiamento de arroz e café em sua região.

Enquanto o irmão mais velho, Tamer, ajudava o pai nos negócios, Michel e os outros seis irmãos menores foram estudar na capital paulista. Aos 16 anos, iniciou o clássico (atual ensino médio) e, anos depois, entrou na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Começava, então, uma bem sucedida carreira acadêmica. Temer tornou-se doutor pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e, na Faculdade de Direito da mesma instituição, dirigiu o curso de pós-graduação. Lecionou na Faculdade de Direito de Itu e é considerado hoje um dos maiores constitucionalistas do País.

É autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras, Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, este último na 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos.

Vida Pública

O primeiro trabalho foi como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, secretário de Educação de Adhemar de Barros. Michel Temer foi procurador-geral do Estado em 1983 e deixou o cargo para ser secretário de Segurança Pública de São Paulo. Voltou a ocupar o mesmo cargo no início dos anos 1990.

Quando secretário estadual, Michel Temer recebeu grande estímulo para disputar um cargo eletivo e confidenciou ao então governador Franco Montoro um grande sonho: participar da Assembléia Nacional Constituinte, em 1986. Montoro incentivou-o a ir em frente.

Elegeu-se deputado constituinte pelo PMDB e participou ativamente das discussões no Congresso Nacional, tendo se destacado pela posição moderada, sobriedade e grande conhecimento de direito constitucional.

Após a Constituinte, foi reeleito deputado federal, já chegando a seis mandatos – todos pelo PMDB. Licenciou-se do cargo somente para reassumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e, depois, a de Estado, durante o governo de Luiz Antonio Fleury, no começo da década de 1990.

Presidente da Câmara

Foi escolhido três vezes presidente da Câmara dos Deputados, em 1997, 1999 e 2009. Sua primeira gestão inovou ao abrir a Casa para a sociedade com a criação de um importante sistema de comunicação social, responsável por noticiar o trabalho dos parlamentares e os grandes debates travados no plenário e nas comissões.

Nesse período, a Câmara discutiu e votou vários projetos que alteraram a estrutura do Estado brasileiro, com mudanças de grande repercussão para a modernização das instituições nacionais.

No comando da Câmara, assumiu a presidência da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999. Desde 2001, Michel Temer é, também, presidente nacional do PMDB.

Em poucos meses do terceiro mandato como presidente da Câmara, marcou sua gestão com debates importantes. Para impedir o trancamento de pauta pelas Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo Poder Executivo, Temer ofereceu nova interpretação constitucional. Segundo ele, uma MP somente trava a votação de matérias que podem ser objeto de medida provisória.

Assim, a votação de Propostas de Emenda à Constituição, Resoluções e Projetos de Lei Complementar, entre outras matérias, não poderiam ser barradas. Com essa decisão, amplamente acolhida no meio jurídico e no âmbito legislativo, a Câmara retomou as votações de matérias relevantes para a sociedade

ELEIÇÕES 2010/PERNAMBUCO

O Instituto Maurício de Nassau, divulgou nesta quarta-feira (14), pesquisa de intenção de votos restrita ao estado de Pernambuco. Tem o 7º maior eleitorado do Brasil, com 6,2 milhões de eleitores.

Na pesquisa estimulada, mostrando a lista de candidatos:

Dilma Rousseff (PT): 52%
José Serra (PSDB): 23%
Marina Silva (PV): 4%

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentadas opções de candidatos:

Dilma Rousseff (PT): 49%
José Serra (PSDB): 19%
Marina Silva (PV): 3%
Lula: 7%

Para governador:

Eduardo Campos (PSB): com 47,8%
Jarbas Vasconcelos (PMDB): 25,9%

Para o Senado (primeira vaga + segunda vaga):

Humberto Costa (PT): 21% + 16%
Marco Maciel (DEM): 20% + 13%
Armando Monteiro Neto (PTB): 12% + 12%
Raul Jungmann (PPS): 3% + 4%

A pesquisa foi feita entre os dia entre 7 e 8 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Fonte Blog Amigos do Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário