"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BRASIL, BRASIL


"Twitaço" pró-Marina atinge 100 mil seguidores mas fracassa nos TTs

Posted: 20 Jul 2010 05:09 PM PDT

UOL Eleições

“Mostrando, mais uma vez, que as redes sociais são sua grande aposta para driblar o pouco tempo de TV, a candidata à Presidência Marina Silva (PV) participou de um "twitaço", versão do "panelaço" pelo Twitter, nesta terça-feira (20), organizado por participantes da comunidade "Marina Silva no Orkut". A senadora twitou de uma lan house em São Paulo, na rua Augusta.

O objetivo era promover o nome da senadora na internet. Apesar da mobilização, a hashtag #euvotomarina chegou a ficar apenas em oitavo lugar entre os dez assuntos mais comentados no Twitter, no Brasil, e não figurou entre os trending topics do mundo. Já o nome da candidata ficou várias vezes no top 5 dos mais comentados no Brasil. Colegas de partido como Fernando Gabeira (PV-RJ), o ex-coordenador de campanha da verde, Alfredo Sirkis, e o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, ambos tuiteiros, não participaram da mobilização.

Durante todo o dia, simpatizantes da senadora twitaram o motivo pelo qual votariam nela utilizando em suas mensagens a hashtag #euvotomarina. Ao meio-dia e às 18 horas houve uma maior concentração de tweets. Com a mobilização o perfil da senadora no Twitter ultrapassou a marca dos 100 mil seguidores.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Charge do Ique, JB Online

Posted: 20 Jul 2010 04:58 PM PDT


Cai a máscara do tucano José Serra

Posted: 20 Jul 2010 11:31 PM PDT

Editorial, Vermelho.org

“O desenvolvimento da campanha presidencial é eloquente sobre a real natureza da candidatura do ex-governador paulista José Serra à Presidência. Ele gosta de se apresentar como um homem de esquerda, democrata, nacionalista e desenvolvimentista. E há quem acredite. Mas, ao respaldar as calúnias proferidas pelo seu vice, Índio da Costa, sobre as relações do Partido dos Trabalhadores (PT) com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o tucano revela e assume a sua condição de candidato da velha direita brasileira, raivosa e antidemocrática.

Índio acusou o PT de ligações com as Farc e o narcotráfico. Uma mentira que já lhe rendeu dois processos por calúnia e difamação e uma representação do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requerendo direito de resposta no sítio do PSDB. Na segunda-feira (19), Serra se pronunciou sobre o tema. Para surpresa de alguns, respaldou o vice que lhe foi imposto pelos demos afirmando que “todo o mundo sabe que o PT é ligado às Farc”, embora ressalvando que isto não significa necessariamente vínculos com o narcotráfico.

Acusações e manobras do gênero não constituem uma novidade da atual campanha. Lembram a tentativa torpe de associar o PT ao sequestro do empresário Abílio Diniz, na véspera do pleito presidencial de 1989, o terrorismo midiático de 2002 para incutir medo na população contra Lula, que então derrotou Serra, ou mesmo a lenda macabra de que comunistas comem criancinhas, difundida amplamente durante o regime militar.

Embora tenham provocado certo desconforto entre alguns membros da campanha demo-tucana, as declarações do vice não ocorreram nem foram divulgadas por acaso, descuido ou incompetência. Faz parte de uma estratégia deliberada de combate político, cujo objetivo é o mesmo de 1989 ou 2002 contra Lula: aterrorizar o eleitorado.

Certamente é uma conduta motivada mais pelo desespero de quem já está cheirando a derrota do que pela inteligência. De todo modo, serve para revelar o caráter reacionário do candidato tucano José Serra e seu colega de chapa, homem de ficha duvidosa e deputado federal por um partido, o DEM, desmoralizado pela corrupção deslavada no DF.

A demonização das Farc também serve aos propósitos retrógrados dos Estados Unidos e do governo direitista da Colômbia, que não desejam uma solução pacífica e democrática para os conflitos que afligem o país e apostam todas as fichas na guerra. Neste mesmo sentido, outras posições assumidas pelo ex-governador paulista são igualmente esclarecedoras.Justificar

Serra já caluniou o governo do índio Evo Morales na Bolívia, insinuando que está associado ao narcotráfico, confessou que pretende acabar com o Mercosul e criticou a posição corajosa e soberana da diplomacia brasileira em relação ao Irã. Tudo isto traduz uma política de aproximação e submissão às grandes potências capitalistas lideradas pelos EUA e retrocesso à diplomacia dos pés descalços praticada nos governos FHC.

O caráter direitista do candidato demo-tucano transparece ainda nas relações com os movimentos sociais, em especial com o sindicalismo. Ele já se mostrou um inimigo da classe trabalhadora, perseguiu professores e policiais civis enquanto governava São Paulo e fez jus a um manifesto das centrais sindicais em que foi desmascarado como impostor e mentiroso. Que ninguém se iluda: Serra é o candidato da velha direita, golpista e raivosa.”

Os negócios bilionários da telefonia

O prof. Luiz Carlos Bresser Pereira diz, em artigo publicado hoje, que o Brasil cometeu uma grande tolice: privatizou a telefonia fixa e móvel. A telefonia é um setor altamente rentável, com lucros fantásticos, bilionários, capitalismo sem risco.
De quebra, é um mercado em gigantesca expansão. Exemplo: há cinco bilhões de celulares no mundo e mais de 180 milhões só no Brasil. É mole? No caso do nosso país, há duas agravantes: o valor das contas telefônicas é uma das mais altas do mundo e o serviço ao consumidor é péssimo.
A telefonia fixa é monopólio natural. Não tem concorrência (ninguém vai ter dois ou mais cabos telefônicos para escolher a empresa prestadora de serviços). Privatizar para quê? É entreguismo puro, roubo contra os interesses nacionais.
Bresser admite algum tipo de privatização na telefonia móvel, por ser um segmento em que há concorrência. Ele lembra, no entanto, que a telefonia móvel gera lucros fantásticos, sem riscos. Para ele, a privatização, neste caso, só poderia ser feita para grupos nacionais.
A briga de portugueses e espanhois para dominar o mercado de telefonia no Brasil deveria, esta sim, servir para colocar no anedotário do país a burrice (para não dizer entreguismo puro!) dos tucanos. Eles é que fazem piada por adquirerem, na bacia das almas, negócio tão vantajoso.
Quem faz todas essas duras críticas não é nenhum estatista radical. É nada mais nada menos do que o prof. Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro do governo FHC. Ele, pelo menos, teve a coragem de fazer auto-crítica!

Posted: 21 Jul 2010 09:51 AM PDT

Isabela Martin, O Globo

“A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está 13 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), seu principal adversário, no Ceará. Segundo pesquisa O Povo/ Datafolha divulgada nesta quarta-feira, a petista tem 41% das intenções de voto contra 28% do tucano. Marina Silva (PV) está com 8%; 4% declararam votar em branco/ nulo e 14% ainda não escolheram seu candidato.

Em caso de segundo turno, Dilma ganharia de Serra por 49% a 37%. A diferença entre Dilma e Serra neste recorte é modesta considerando que a candidata tem apoio de dois candidatos a governador - Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição, e Lúcio Alcântara (PR) - e é a candidata do presidente Lula, que tem aprovação recorde de 87% no Nordeste, também de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no início do mês.

A pesquisa, no entanto, confirma a influência de Lula na escolha do voto o que poderá ampliar significativamente a vantagem de Dilma: 50% dos eleitores cearenses disseram que com certeza votariam num candidato apoiado por Lula, e 23% responderam talvez. Apenas 18% afirmaram não votar de jeito nenhum no nome indicado pelo presidente.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Nenhum comentário:

Postar um comentário