"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ELEVADORES PANORÂMICOS


Brasília Confidencial Clique aqui

Dois elevadores panorâmicos, entregues ontem à população carioca, estão encurtando a distância entre o bairro de Ipanema, que tem um dos metros quadrados mais caros do país, e as favelas dos morros Cantagalo e Pavão-Pavãozinho habitadas por mais de 10.000 pessoas. Os elevadores ligam a parte alta dos morros à estação do metrô de Ipanema.

As obras custaram R$ 48 milhões e foram financiadas pelo BNDES. O topo da torre mais alta foi batizado de Mirante da Paz pelos moradores nos morros e dá acesso a quatro praças equipadas com mesas para jogos e parque infantil.

O complexo que abriga os elevadores recebeu o nome do escritor Rubem Braga, que era vizinho das comunidades. No prédio também foi instalada uma cabine blindada, que funcionará como extensão da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que atua lá desde o ano passado e foi responsável pela expulsão das quadrilhas de traficantes que dominavam os morros.

Além das torres e elevadores, foram entregues 64 apartamentos a famílias das duas comunidades. A construção custou R$ 45 milhões e foi financiada pelo Programa federal de Aceleração do Crescimento (PAC). Nos dois morros foram implantadas redes de água e de esgoto e pavimentadas ruas e vielas. A próxima etapa de obras inclui mais um conjunto habitacional para 76 famílias e a abertura de um anel viário para permitir o acesso de serviços como coleta de lixo e ambulâncias a todos os pontos dos morros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário