A clusterina é frequentemente detectada no sangue de pessoas com problemas neurológicos e neste estudo foram envolvidas 95 pacientes, tendo os resultados sido publicados no jornal científico Archives of General Psychiatry.

A presença de níveis elevados de clusterina no sangue pode indicar a possibilidade de alguém vir a sofrer de Alzheimer dez anos antes de os primeiros sintomas da doença começarem a manifestar-se.

Descoberta a ligação, os investigadores vão agora tentar encontrar uma forma de aplicar esta análise nos hospitais, algo que poderá demorar cerca de cinco anos.

"Este é um primeiro passo importante para descobrir um teste pré-clínico. Em termos de futuro, esses testes poderão ser usados como uma parte de um processo incrível. Imagino as pessoas a fazerem uma análise ao sangue e, no caso de terem altos níveis de clusterina, seguirem para uma investigação mais aprofundada", disse Simon Lovestone, coordenador do estudo.

A doença de Alzheimer é uma forma grave e proressiva de demência, que leva as pessoas a perderem a memória. Ao fim de algum tempo deixam de conseguir perceber o meio envolvente e de cuidarem de si próprias.
Fonte SIC