"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 14 de novembro de 2009

DESCOBERTA HISTÓRICA



Lua tem água, diz Nasa

Líquido congelado foi detectado na cratera Cabeus, que há bilhões de anos não recebe a luz do sol

O choque proposital da sonda LCROSS contra a Lua há pouco mais de um mês parece ter alcançado seus objetivos. A Nasa, a agência espacial americana, anunciou ontem que localizou uma “importante” quantidade de água congelada na cratera Cabeus, no sul do satélite terrestre – o local do choque.

A busca de água na Lua tenta viabilizar bases permanentes de pesquisa e exploração lunar. A cratera foi escolhida por estar em uma região do satélite que não recebe luz solar há bilhões de anos.

A Nasa acreditava que haveria água congelada em seu fundo, onde a temperatura chega a até 240ºC negativos. Os primeiros dados divulgados surpreenderam os cientistas: a água existia em quantidade e terreno maior do que se desconfiava.

Material ajuda a entender evolução do sistema solar

A LCROSS (sigla em inglês para Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares) filmou, por quatro minutos, o impacto da colisão do foguete Centauro contra Cabeus. Depois de transmitir os dados para a Terra, a própria sonda foi atirada contra o mesmo local.

– Estamos muito entusiasmados. Linhas de testes mostram que havia água presente tanto no vapor que se elevou em ângulo alto, quanto nos escombros projetados em ângulo mais baixo por causa do impacto da Centauro – declarou Anthony Colaprete, cientista do projeto LCROSS, em Moffett Field (Califórnia).

Se a água existe na Cabeus há bilhões de anos, a cratera poderia ter segredos sobre a história e a evolução do sistema solar, assim como amostras coletadas nos polos da Terra podem ajudar a compreender mais sobre nosso planeta.

Cientistas ligados ao projeto afirmam que outros dados da LCROSS vão demorar mais tempo para serem decifrados. Outras substâncias consideradas “intrigantes” também foram documentadas pela sonda.

MOFFETT FIELD, CALIFÓRNIA
fONTE: dIÁRIO CATARINENSE

Um comentário:

  1. Dr.Oldecy seu blog foi muito bem postado, não tenho nada para reclamar só para elogiar e acho que os outros também

    abraços; Paulo Ricardo

    ResponderExcluir