Hoje é dia de vacinação contra meningite C, o dia "D" contra doença. Todos os pais que têm uma crianças menor de dois anos de idade deve levá-la a uma Unidade de Saúde, das 8h às 17h, para tomar a dose. Em Uberaba, a Campanha de Vacinação Contra a Meningite tipo C prevê a imunização de 100% da população infantil com essa faixa etária, equivalente a 7.662 crianças no município.
A campanha conta a meningite C teve início no dia 23 de novembro e o encerramento está previsto para o dia 4 de dezembro. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou 800 mil doses para a imunização de crianças em todo o Estado - população estimada em cerca de 540 mil crianças. Em Uberaba foram mais de sete mil doses, sendo que desde o início da campanha já foram distribuídas quatro mil doses.
De acordo com a referência técnica em Imunização, Maria Aparecida Felix, mesmo antes, quando a vacina era paga, a procura já era grande, agora, sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentou em muito. Os pais estão realmente preocupados com a doença, nas unidades de saúde a procura por imunização está sendo intensa.
"Os casos de meningite C que vêm sendo apresentados, como em Araguari, colocaram em alerta os pais. É bom lembrar que a doença é grave, podendo levar a óbito ou deixar sequelas", ressalta Maria Aparecida.
Hoje, dia principal da campanha, não haverá postos volantes; entretanto, todas as unidades de saúde estão de portas abertas o dia todo, como na zona urbana ou rural. Estará aberta também a sala de vacina do ambulatório de pediatria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
A Resolução da Secretaria Estadual de Saúde nº 2111, que dispõe sobre a implantação da Vacina Meningocócica Conjugada grupo C, alerta para a exigência da apresentação do cartão de vacina, certidão de nascimento ou identidade e um comprovante de residência, para que a criança receba a dose de imunização contra a meningite. Segundo a referência técnica, tais exigências são para controle de crianças vacinadas, para certificar que a pessoa mora em Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, podem receber a vacina crianças entre 3 e 11 meses de vida, que receberão a primeira dose e depois de 60 dias a segunda, e também receberá uma dose de reforço, após 1 ano de idade
Salvar agora. As crianças de um ano e menor de 2 anos receberão somente uma dose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário