"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA/VACINAÇÃO


Não está sendo realizada na Bahia, muito menos em Feira de Santana,mas temos a esperança que os governos respectivos gastem um pouco menos com publicidade e/ou festas e apliquem recursos comprovadamente existentes, haja vista a facilidade como pagam bandas e assemelhados, e passem a priorizar medicina preventiva. O exemplo vem de Minas. A Secretaria do Solla e do João, deveriam debruçar-se sôbre este problema e torná-lo meta de Governo.oldecir
29/11/2009 às 22:28
Vacina contra a meningite ‘C’ está disponível hoje nas unidades de saúde
Hoje é dia de vacinação contra meningite C, o dia "D" contra doença. Todos os pais que têm uma crianças menor de dois anos de idade deve levá-la a uma Unidade de Saúde, das 8h às 17h, para tomar a dose. Em Uberaba, a Campanha de Vacinação Contra a Meningite tipo C prevê a imunização de 100% da população infantil com essa faixa etária, equivalente a 7.662 crianças no município.
A campanha conta a meningite C teve início no dia 23 de novembro e o encerramento está previsto para o dia 4 de dezembro. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou 800 mil doses para a imunização de crianças em todo o Estado - população estimada em cerca de 540 mil crianças. Em Uberaba foram mais de sete mil doses, sendo que desde o início da campanha já foram distribuídas quatro mil doses.
De acordo com a referência técnica em Imunização, Maria Aparecida Felix, mesmo antes, quando a vacina era paga, a procura já era grande, agora, sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentou em muito. Os pais estão realmente preocupados com a doença, nas unidades de saúde a procura por imunização está sendo intensa.
"Os casos de meningite C que vêm sendo apresentados, como em Araguari, colocaram em alerta os pais. É bom lembrar que a doença é grave, podendo levar a óbito ou deixar sequelas", ressalta Maria Aparecida.
Hoje, dia principal da campanha, não haverá postos volantes; entretanto, todas as unidades de saúde estão de portas abertas o dia todo, como na zona urbana ou rural. Estará aberta também a sala de vacina do ambulatório de pediatria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
A Resolução da Secretaria Estadual de Saúde nº 2111, que dispõe sobre a implantação da Vacina Meningocócica Conjugada grupo C, alerta para a exigência da apresentação do cartão de vacina, certidão de nascimento ou identidade e um comprovante de residência, para que a criança receba a dose de imunização contra a meningite. Segundo a referência técnica, tais exigências são para controle de crianças vacinadas, para certificar que a pessoa mora em Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, podem receber a vacina crianças entre 3 e 11 meses de vida, que receberão a primeira dose e depois de 60 dias a segunda, e também receberá uma dose de reforço, após 1 ano de idadeSalvar agora. As crianças de um ano e menor de 2 anos receberão somente uma dose.

Araguari - Em Araguari, nos últimos dias, foram confirmados três casos de meningite, dentre os quais dois vieram a óbito, tendo ainda um quarto caso que é considerado suspeito para a doença meningocócica. Porém, o fato não caracteriza, ainda, surto. As medidas preventivas, como o tratamento com antibióticos (quimioprofilaxia) de todas as pessoas que tiveram contatos com os pacientes, já foram executadas. Entretanto, é preciso ficar alerta, por isso a importância de levar todas as crianças para serem vacinadas.
Geórgia Santos
Fonte Jornal de Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário