"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MENINGITE V- POLÍTICAS PÚBLICAS

Minas terá campanha pioneira de vacinação contra meningite

André Brant
Para o secretário Marcus Pestana investir em vacinas é primordial para prevenção e promoção à saúde
Para o secretário Marcus Pestana investir em vacinas é primordial para prevenção e promoção à saúde



BELO HORIZONTE (21/10/09) - Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Sociedade Mineira de Pediatria, Associação Médica de Minas e Conselho Regional de Farmácia, entre outras entidades, reuniram-se nesta quarta-feira (21), para alinharem as ações que resultarão na campanha pioneira de vacinação contra a meningite meningocócica C. Minas Gerais será o primeiro Estado a oferecer gratuitamente a vacina, que na rede particular custa em média R$ 150 cada dose. Nesta quinta (22), a partir de 8h30, no auditório da SES (avenida Afonso Pena, 2300), referências técnicas dos municípios da macrorregião Centro serão qualificados para atuarem na campanha, cuja abertura oficial está marcada para 28 de novembro.

A iniciativa, inédita no país, é resultante de um contrato de transferência de tecnologia assinado entre o Governo de Minas e a indústria farmacêutica Novartis, que está transferindo tecnologia para a Funed. Num primeiro momento, serão disponibilizadas 800 mil doses para a imunização de crianças com menos de dois anos de idade - população estimada em cerca de 540 mil crianças. A partir do final de 2010, a Funed passará a produzir a vacina, que deve ser incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional apenas em 2011.

De acordo com o presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, a produção poderá ser comercializada para outros estados e até países da América Latina. “Minas Gerais dá mais um passo histórico se antecipando ao calendário nacional de vacinação”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana. Segundo ele, investir em vacinas vai de encontro à meta principal do Governo de Minas que é a prevenção e promoção à saúde.

A partir do dia 28 de novembro, as crianças com menos de um ano vão receber duas doses da vacina, sendo que entre a primeira dose e o reforço haverá um intervalo de 60 dias. Já as crianças com idade entre um e dois anos, vão receber uma dose única.


Semelhantes exemplos devem ser seguidos por outros Estados da Federação com problemas semelhantes a Minas Gerais. A Doença Meningocócica e seus efeitos não raras vezes devastadores, deve ser combatida com toda a energia das Instituições Públicas. O grande exemplo vem de Minas. Necessidade social e compatibilização de custos certamente beneficiarão todo o País. Que o nosso Secretário Jorge Solla, competente e trabalhador, possa mirar-se nesta saudável iniciativa dos mineiros. Esperamos que, neste caso, Minas não trabalhe em silêncio e anuncie os seus resultados para o Brasil com máxima brevidade. As crianças de 0a 2 anos agradecem e crianças e adultos ficam apostando esperançosos de que esta prática empolgue as autoridades federais.oldecir marques, médico e vacinado contra meningite tipo C, quando aluno da USP(década de 70) por ocaisão de epidemias de meningite ocorridas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário