"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 8 de novembro de 2009

PARIS OCUPADA

Esta é uma foto da Cidade Luz,à noite. Quando nascí, já haviam transcorridos oito longos anos da sua ocupação por tropas alemãs, 1942, Segunda Grande Guerra. Hoje, aos sessenta anos, médico, habituado a anestesiar e ajudar a prolongar a vida dos meus semelhantes, delicio-me com a noção clara de liberdade do prefeito de Paris Bertrand Delanoe. Não fora a minha indescritível rejeição a naves movidas a querosene(aguardo ansioso as naves do futuro movidas que serão a hidrogênio líquido) visitaria a Paris hodierna com a sua overdose de beleza e de história.
Tomei emprestado o texto da BBC. Não há má fé comercial. Eu não objetivo vantagens fiduciárias com o Blog. Clique e dê sua opinião. Experimentemos um pouco, a salutar liberdade dos franceses.
Oldecir Marques.











Uma exposição de fotos de Paris no período da ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, está causando grande polêmica na França. As fotos, apresentadas na Biblioteca Histórica de Paris mostram apenas imagens de parisienses, muitos deles elegantes, passeando despreocupados por locais emblemáticos da cidade, como a Praça da Concórdia ou a Avenida Champs-Elysées, ou namorando em parques.


O prefeito da capital, Bertrand Delanoë, decidiu retirar das ruas os pôsteres de divulgação da mostra, mas decidiu mantê-la em cartaz, apesar dos protestos em relação às imagens realizadas por um fotógrafo de uma revista de propaganda nazista. Críticos disseram que os cartazes da exposição não deixavam claro que as imagens foram feitas dentro de um contexto de propaganda nazista.

A exposição, que reúne 250 fotos e é apresentada como "uma visão da vida parisiense durante a ocupação alemã", não mostra os aspectos dramáticos desse período, como as longas filas de espera em frente às lojas de alimentação ou a perseguição e deportação de judeus.

Revista dos países ocupados
As fotos, coloridas, o que era raríssimo na época, foram realizadas pelo fotógrafo francês André Zucca, que trabalhava para a revista de propaganda nazista "Signal".

Zucca, correspondente de guerra para o jornal France Soir e a "Paris Match", foi "requisitado" pelos alemães em 1941 para trabalhar na "Signal", revista bimestral divulgada em todos os países ocupados pela Alemanha.

O fotógrafo conseguiu obter filmes a cores justamente pelo fato de trabalhar para uma publicação nazista. As fotos de André Zucca são as únicas em cores tiradas em Paris nesse período da ocupação alemã na França.

"A ausência de precauções, sobretudo em relação à campanha de divulgação da exposição puderam criar incompreensões. Mas tirá-la de cartaz traria problemas porque a mostra tem virtudes pedagógicas em relação a uma outra realidade da ocupação alemã", afirmou o prefeito.

"Enquanto alguns viviam muito bem, outros sofriam", disse Delanoë. A prefeitura reconhece que os cartazes poderiam ter tido algum tipo de explicação para informar melhor aos parisienses o contexto em que as fotos foram tiradas.

'Manipulação'
O secretário municipal de Cultura, Christophe Girard, denunciou uma "manipulação por trás das belas imagens" e pediu o encerramento da exposição. O prefeito Delanoë pediu que debates sobre a ocupação alemã e sobre a exposição sejam organizados com historiadores durante o evento.

Durante a Segunda Guerra, 76 mil judeus na França foram deportados para campos de concentração, sendo 11 mil deles crianças.

Zucca-Paris_sob_a__ocupação.ppsZucca-Paris_sob_a__ocupação.pps
5744K Visualizar Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário