"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DETECÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

ESTUDO QUESTIONA BENEFÍCIO DA MAMOGRAFIA ANTES DOS 50 ANOSCláudio Bandeir

mamaO “benefício” da mamografia anual para detectar o câncer de mama em mulheres a partir dos 40 anos foi questionado por estudo médico divulgado pela Força Tarefa de Serviço Preventivo dos EUA (USPSTF), com recomendações para exames a cada dois anos para mulheres a partir dos 50.

Em 2002, a USPSTF recomendava que “a decisão de iniciar exames de mamografia regulares a cada dois anos a partir dos 50 anos deve ser individual”.

A conclusão da Força Tarefa veio após o exame de dados de 600.830 pacientes que fizeram mamografias de rotina entre 2000 e 2005, concluindo que existe uma “evidência moderada de que o benefício real é pequeno para mulheres com idade entre 40 e 49 anos”, informou a agência France Presse.

De acordo com o estudo, a mamografia para câncer de mama no grupo 40-49 pode resultar em diagnósticos equivocados e cirurgia desnecessárias, ou ainda pode falhar na detecção de câncer no conjunto.

Anteriormente, a USPSTF divulgara estudo em que afirmava que em 10 a 20% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, os tumores não foram detectados pela mamografia.

Os diagnósticos errados feitos através das mamografias também são destacados pela USPSTF. Também entre 10 a 20% das mulheres, os tumores foram diagnosticados como malígnos ou cancerosos, mas eram - na realidade - benignos.

Fonte: A Tarde on line

Êste artigo é de grande importância. Respeito direitos autorais mas, acredito ser necessário multiplicar a informação e fazê-la chegar ao maior número possível de seguidores. O conhecimento científico deve ser patrimônio da humanidade.Respeito,entretanto o esfôrço , o trabalho e a capacitação tecnológica para produzí-lo.Deste modo solicito a compreensão de A TARDE da Bahia por esta compilação integral.São tantos os temas interessantes desenvolvidos neste veículo de comunicação que sugiro aos seus editores que criem uma rede de sites e blogs associados, com regras claras de reprodução de artigos e fotos.Agradeço , antecipadamente. oldecir

Um comentário:

  1. Excelenta matéria. Gostaria que este blog, amenizasse um pouco, e é o que tem feito,anexando contribuições de leigos, falando da saude do corpo e da alma.
    Continuo com a velha proposta de "A leveza do ser". Assim que tiver um tempo disponível e me organizar mais, enviarei algumas contribuições.
    Que serão submetidas, é claro, ao crivo do editor.
    Um beijo doce, Vane

    ResponderExcluir