"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PÂNCREAS ENDÓCRINO- DIABETES -INSULINA




insulina


Dentre os hormônios, o mais importante é,sem dúvida nenhuma a insulina. A insulina é produzida pelas células beta, localizadas nas ilhotas de Langerhans, no interior do pâncreas, e tem a função de regular a quantidade de glicose existente no organismo.


A glicose penetra nas células graças à ação da insulina. No diabetes há falta de insulina e portanto a glicose não penetra nas células permanecendo na circulação. O nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 mg/dL. Acima de 110 e até 126 mg fala-se em intolerância à glicose e após – diabetes mellitus.


Receptor de insulina – A insulina sérica se liga a um receptor específico na superfície de suas células-alvo. O receptor é um grande complexo glicoprotéico transmembrana que pertence à superfamília de receptores tipo 3 ligados a quinases e constituindo em duas subunidades alfa e duas beta. Os receptores ocupados se agregam em grupos, que são interiorizados em vesículas, resultando em infra-regulação. A insulina interiorizada é degradada nos lisossomos, mas os receptores são reciclados para a membrana plasmática.


Ações da insulina


A insulina tem importantes ações na econômica energética, tais como:


1. Aumento da síntese do glicogênio - a insulina força o armazenamento da glicose nas células do fígado (e dos músculos) na forma do glicogênio; os níveis baixos de insulina faz com que as células do fígado convertam o glicogênio em glicose e excrete para o sangue. Esta é a ação clínica da insulina que é diretamente útil em reduzir níveis elevados do glicose do sangue como no diabetes.


2. Aumento da síntese dos ácidos graxos - a insulina força as células gordurosas a recolher os lipides do sangue que são convertidos nos triglicerides; a falta da insulina causa efeito contrário.


3. Aumento da esterificação dos ácidos graxos - a insulina força o tecido adiposo a sintetizar gorduras (isto é, triglicerides) a partir dos esteres dos ácidos graxos; a falta da insulina causa o efeito inverso.


4. Diminuição da proteinólise - a insulina promove a redução da degradação das proteínas; a falta da insulina aumenta a degradação da proteína.


5. Diminuição da lipólise - a insulina reduz a conversão dos estoques lipídicos das células gordurosas em ácidos graxos sangüíneos; a falta da insulina tem efeito inverso.


6. Diminui a gliconeogenese - diminui a produção da glicose oriundas de vários substratos, no fígado; a falta da insulina causa a produção da glicose de vários substratos no fígado e em outras partes do corpo.


7. Aumento da “captura” de amino-ácidos - força as células à absorver amino-ácidos circulantes; a falta da insulina inibe essa absorção.


8. Aumento da “captura” do potássio - a insulina força as células a absorver potássio sérico; a falta da insulina inibe esta absorção.


9. Ação no tônus do músculo das artérias - a insulina promove o relaxamento dos músculos das arterias, aumentando o fluxo sangüíneo, especialmente nas artérias da microcirculação; a falta da insulina reduz o fluxo sangüíneo permitindo que estes músculos se contraiam.


10. Crescimento celular – As ações de longo prazo da insulina englobam efeitos sobre o DNA e RNA, mediados, em parte, pelo complexo Ras (Ras é uma proteína que regula o crescimento celular e cicla entre uma forma ativa ligada ao GTP (guanidina trifosfato) e GDP (guanidina difosfato)). A insulina muda o equilíbrio em favor da forma ativa e inicia uma cascata de fosforilação que resulta na ativação de proteíno- quinase ativada por mitógenos, que, por sua vez, ativa vários fatores de transcrição nucleares, levando à expressão de genes que estão envolvidos com crescimento celular,


Referências:


ALBUQUERQUE Reginaldo. Hipoglicemia. Sociedade Brasileira de Diabetes. [on line]


Diabetes Mellitus. [on line]


FAJANS, Stefan S. Diabetes Mellitus; Hipoglicemias. Manual Merck, Seção 13 – Distúrbios Hormonais, Capítulo 148 – Hipoglicemia. [on line]


Fonte: medicinageriátrica.com.br


Tento, na medida do possível, produzir artigos originais. Neste caso, entretanto, a simples compilação se presta aos nossos objetivos: trazer informações que, no seu conjunto, esclareçam o tema e gere resultados concretos para os nossos seguidores. O tema INSULINA é muito vasto e esta compilação, livre, é útil o bastante para orientar sôbre êste peptídio extremamente importante. Quero e gosto de lembrar que não tenho objetivos comerciais. Talvez na velhice cansado dos exaustivos plantões de anestesia... oldecir


Todos os hormonios são importantes pois o objetivo final é a homeostase orgânica. A natureza busca equilíbrio e todos os hormônios colaboram neste processo. Quiz o autor ou autores ressaltar a importância da INSULINA, considerando que existem projeções que alcançam o Ano 2025 que antevêem algo em torno de 250 milhões de diabéticos no Planeta. É preciso lembrar que 50% destes pacientes tomam conhecimento de sua patologia quando já existem lesões bioquímicas importantes. Daí a campanha de

Nenhum comentário:

Postar um comentário