"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 25 de abril de 2010

Substância encontrada no leite materno mata células cancerosas

Doentes com câncer da bexiga tratados com HAMLET eliminaram as células mortas na urina depois de cada tratamento

Foto: Roger Karlsson/Univ. de Gothenburg
Microscópio mostra a ação de substância presente no leite materno no combate a células cancerígenas
Microscópio mostra a ação de substância presente no leite materno no combate a células cancerígenas

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Lund e da Universidade de Gothenburg revelaram que a substância especial HAMLET (Human alfa-lactoalbumina Made Lethal to Tumour Cells), encontrada no leite materno, pode realmente matar células de câncer. Embora a substância tenha sido descoberta vários anos atrás, só agora foi possível testá-la em seres humanos.

Doentes com câncer da bexiga, que foram tratados com a substância excretaram as células mortas em sua urina depois de cada tratamento, o que deu origem a esperança de que novos medicamentos possam ser desenvolvidos para o tratamento do câncer no futuro.

HAMLET foi descoberto por acaso, quando os pesquisadores estavam estudando as propriedades antibacterianas do leite materno. Outros estudos mostraram que HAMLET compreende uma proteína e um ácido graxo que são encontrados naturalmente no leite materno. Até agora, porém, não foi provado que o complexo de Hamlet é formado espontaneamente no leite.

Experimentos de laboratório demonstraram que a substância é capaz de matar 40 tipos diferentes de câncer. A partir dessa descoberta, pesquisadores pretendem estudar seu efeito sobre o câncer de pele, os tumores nas membranas mucosas e sobre os tumores cerebrais. Os pesquisadores destacam que HAMLET mata apenas células de câncer e não afeta as células saudáveis.

A equipe de pesquisa formada pelos cientistas Roger Karlsson, Maja Puchades e Ingela Lanekoff, estão se concentrando em como HAMLET pode ser aplicada nas células tumorais. Os pesquisadores tentam ainda obter uma compreensão mais aprofundada sobre a forma como a substância interage com as membranas celulares para avançarem na utilização de HAMLET, no tratamento do câncer.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário