"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 17 de abril de 2010

17.04.2010

Cientistas americanos encontram nova forma de tratar doenças cardíacas

Deficiência da Klf15 aponta ligação molecular entre a insuficiência cardíaca e a formação de aneurisma da aorta

Foto:Divulgação/GE
Homem passa por exame de ressonância cardíaca
Homem passa por exame de ressonância cardíaca

Um grupo de cientistas americanos descobriu, através de estudos em ratos, o que pode ser uma nova forma de tratar a insuficiência cardíaca e o aneurisma de aorta. As terapias atuais para as doenças do músculo cardíaco (cardiomiopatia) e aorta (aortopatia) incluem inibidores dos receptores da angiotensina sistema renina, antagonistas â-adrenérgicos, e a classe de agentes redutores de colesterol estatina. Entretanto, estes tratamentos têm eficácia limitada, já que eventos cardiovasculares continuam a ocorrer com certa freqüência em pacientes que tomam essas drogas.

Embora a cardiomiopatia e aortopatia possam coexistir em um certo número de condições (por exemplo, a síndrome de Marfan, a acromegalia, gravidez e envelhecimento), ligações moleculares patogenéticas entre as duas doenças ainda são pouco compreendidas. Tendo isso em vista, pesquisadores realizaram estudos motivados pelo seguinte raciocínio: a identificação das perturbações moleculares comuns a estes dois tecidos poderia apontar terapias para ambas as condições.

Nas pesquisas, eles mostraram como a deficiência do regulador de transição Krüppel-like factor 15 (Klf15) em camundongos leva à falha cardíaca e formação de aneurisma da aorta, através de um mecanismo molecular comum. As concentrações de Klf15 são marcadamente reduzidas nos corações humanos e em tecidos de aneurisma da aorta humana.

Camundongos deficientes em Klf15 desenvolvem insuficiência cardíaca e aneurisma da aorta em um p53-dependente e P300-dependente acetiltransferase. A ativação de KLF15 inibe a acetilação mediada p300 de p53. Inversamente, a deficiência Klf15 leva a hiperacetilação de p53, no coração e aorta, levando à conclusão de que é recapitulada em tecidos humanos. Finalmente, os ratos com deficiência de Klf15 são resgatados por deleção da p53 ou inibição da p300. Esses resultados mostram uma perturbação molecular comum a patobiologia de insuficiência cardíaca e formação de aneurisma da aorta e sugerem que a manipulação da função KLF15 pode ser uma abordagem produtiva para tratar essas doenças mórbidas.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário