"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 10 de abril de 2010

O PÓS-LULA: COMO SERÁ O AMANHÃ?


ECONOMIA E POLÍTICA
Reuters
Emprego na indústria cresce pelo 2º mês em fevereiro
SÃO PAULO, 9 de abril (Reuters) - O emprego na indústria brasileira cresceu pelo segundo mês seguido em fevereiro, em 0,6 por cento sobre janeiro, e registrou a primeira alta na comparação anual desde novembro de 2008, de 0,7 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira
Agência Brasil
Proposta do governo para reajuste das aposentadorias é de 6,14%, reitera ministro
Agência Brasil
Governo volta a discutir Plano Nacional de Banda Larga na próxima semana
Agência Brasil
MPF no Pará pede na Justiça anulação da licença para usina de Belo Monte
Valor
A política pós-Lula - Entrevista com o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro
Nesta entrevista, Alencastro analisa os cenários políticos que podem emergir das urnas, em outubro, contêm elementos preocupantes, seja quem for o vencedor.
os cenários políticos que podem emergir das urnas, em outubro, contêm elementos preocupantes, seja quem for o vencedor.
Michel Temer, como eventual vice-presidente de Dilma Rousseff, tenderia a comandar um PMDB fortalecido demais, a ponto de comprometer o poder da presidente. Quanto a José Serra, Alencastro entende que o ex-governador de São Paulo, embora tenha "muita experiência" e seja "um grande líder", tem "um problema sério", derivado da dificuldade de formular uma proposta que se diferencie de políticas que se mostraram bem-sucedidas no governo Lula. Essa situação pode trazer certo conforto para a candidata do PT, mas está aí outro motivo de inquietação", pois "não é sadio para país nenhum a ausência de alternância política".
Tendo acompanhado de perto a formação dos novos partidos, nos anos 1980, Alencastro conhece a dinâmica interna das principais legendas. No PT, vê o risco de transformação do lulismo no varguismo que o partido combateu em sua origem. Já o PSDB pode ficar circunscrito a São Paulo, enquanto a direita passa por um processo de radicalização semelhante ao dos republicanos nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário