"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CASAS DE AÇO


O programa Minha Casa, Minha Vida vai ganhar um reforço e tanto na luta contra o déficit habitacional no País: casas de aço. Com inúmeras vantagens em relação aos métodos convencionais, as habitações construídas com aço vão ajudar o Brasil a atingir a meta de 2 milhões de casas prevista na segunda fase do programa habitacional do governo. O presidente Lula estará hoje (14/4) em São Paulo para visitar a ExpoAço 2010 e participar da 21ª edição do Congresso Brasileiro do Aço, quando conhecerá de perto mais detalhes sobre as casas de aço. Receberá também o título de Homem de Aço 2009

A pedido do presidente Lula, a organização do Congresso Brasileiro do Aço montou este ano um espaço de 1.400 m² para apresentar as aplicações do material na construção civil. A Vila do Aço apresenta casas, prédios, paradas de ônibus, tudo em tamanho real.

“A grande prioridade do nosso setor hoje é o crescimento do mercado interno, porque o nosso consumo per capita está estagnado em 100 quilos há mais de 26 anos, enquanto países mais desenvolvidos trabalham com acima de 300 quilos por habitante”, explicou Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil (IABr), que promove o Congresso e a exposição.

Embora pareça estar mais de acordo com indústrias, galpões e edifícios comerciais, já há a construção de moradias em aço no Brasil. Aliando sustentabilidade à durabilidade, a construção de residências com esse material fornece mais segurança e conforto aos moradores, porque as estruturas em aço consomem apenas 6,3% do ciclo de vida total da energia de uma residência -- o restante é consumido para aquecimento, climatização, refrigeração e iluminação. Conforme dados fornecidos pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), uma casa em aço é termicamente mais eficiente: as coberturas metálicas com acabamento reflexivo economizam energia pois não absorvem calor, o que deixa o ambiente naturalmente mais fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário