"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pesquisa explica por que dieta sozinha não leva à perda de peso significativa

Cientistas acreditam que mecanismo de compensação natural diminui atividade física em resposta a uma redução de calorias

Foto: Divulgação/IStockPhoto
Amigas se reúnem para jantar comida leve de acordo com dieta para manter a forma
Amigas se reúnem para jantar comida leve de acordo com dieta para manter a forma

Uma pesquisa recém-publicada por cientistas da Oregon Health & Science University demonstrou que a simples redução da ingestão calórica não é suficiente para promover a perda de peso significativa. Os pesquisadores descobriram que isto parece ser devido a um mecanismo de compensação natural que reduz a atividade física de uma pessoa, em resposta a uma redução de calorias.

"Este estudo mostra que apenas a dieta, provavelmente, não irá causar perda de peso substancial. Em vez disso, a dieta e o exercício devem ser combinados para atingir esse objetivo", explicou a pesquisadora sênior do estudo, Judy Cameron.

Para realizar a pesquisa, Cameron e sua colega, Elinor Sullivan, estudaram 18 macacas rhesus. As macacas passaram por uma dieta rica em gordura durante vários anos. Elas, então, retornaram a uma dieta com baixo teor de gordura, com uma redução de 30 % em calorias. Durante um período de um mês, o peso dos macacos e os níveis de atividade foram cuidadosamente controlados. A atividade foi rastreada através do uso de colar.

"Surpreendentemente, não houve perda significativa de peso no final do mês", explicou Sullivan. "No entanto, houve uma mudança significativa nos níveis de atividade para esses macacos. Naturalmente, os níveis de ocorrência da atividade física para os animais começaram a diminuir, logo após o começo da dieta de restrição calórica. Quando a ingestão calórica foi reduzida no segundo mês, a atividade física nos macacos diminuiu ainda mais".

Um grupo controle com três macacas foi alimentado com uma dieta normal e os animais realizaram exercício uma hora por dia em uma esteira. O grupo controle perdeu peso.

"Essa pesquisa mostra que existe um mecanismo natural do organismo, que conserva energia em resposta a uma redução de calorias", acrescentou Cameron. "Estes resultados vão ajudar os profissionais médicos a alertar seus pacientes. Eles também podem impactar o desenvolvimento de intervenções na comunidade para combater a epidemia da obesidade na infância e conduzir a programas que enfatizem tanto a dieta quanto o exercício".

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário