"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 27 de abril de 2010

AMAMENTAÇÃO NO TRABALHO


MS tenta incentivar criação de salas de amamentação no trabalho

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 34% das mães brasileiras que voltam ao trabalho deixam de amamentar


Mulher amamenta seu filho na rua
O Ministério da Saúde (MS) convidou cerca de 200 empresários para sensibilizá-los sobre a importância do aleitamento materno e incentivá-los a criar Salas de Apoio à Amamentação nas empresas. Os participantes poderão ainda conferir um protótipo de sala de apoio à amamentação, que ficará exposto no hall do auditório durante o evento. O encontro aconteceu hoje, dia 26, em São Paulo. A abertura foi realizada no teatro do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (IEPAC/Seconci-SP), no bairro de Perdizes.

Para o MS, a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho não deveria privá-la de amamentar seu filho. No entanto, mais de 34% das mães brasileiras que voltam ao trabalho, no Brasil, deixam de amamentar. Por isso, o MS deu um passo importante para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil. Publicou a Portaria nº 193, de 23 de fevereiro de 2010, em que o Ministério e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelecem as normas para implementação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas.

No encontro com os empresários, foi entregue aos empregadores um folder sobre como apoiar a continuidade da amamentação na empresa após a licença maternidade, além de uma cartilha para a mulher trabalhadora com esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dela e do bebê, e como manter essa prática após retorno ao trabalho. O evento é uma iniciativa da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, da Secretaria de Atenção à Saúde do MS.

Foi exibido também um vídeo elaborado pelo MS, no qual especialistas, empresários e autoridades brasileiras em Saúde, entre elas o ministro José Gomes Temporão, relatam a importância do aleitamento materno e os benefícios da criação de uma sala de apoio.

Benefícios
Com a implantação de uma sala de apoio à amamentação, não só mães e filhos são beneficiados. Empresas que tomam essa iniciativa tendem a ter menos problemas com a ausência de funcionárias para tratar de problemas de saúde dos filhos. Considerando que o leite materno possui anticorpos que previnem doenças e, consequentemente, crianças que mamam no peito adoecem menos.

Também ao dar mais conforto e valorizar as necessidades de suas funcionárias, os empregadores podem ter uma adesão maior ao emprego, com a consequente permanência de pessoal capacitado na empresa, o que leva a uma percepção mais positiva da imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade.

O término da licença maternidade implica separação da dupla mãe/bebê por um determinado número de horas por dia, fazendo com que esse processo de volta ao trabalho se torne muitas vezes doloroso para a mulher, sobretudo as que amamentam. Nesse sentido, a sala de apoio é um incentivo para a mulher trabalhadora seguir com a amamentação ao proporcionar um espaço em que ela possa esvaziar as mamas durante o horário de trabalho e armazenar seu leite para que seja oferecido ao filho na sua ausência.

A mãe, se preferir, também pode doar o leite materno para um Banco de Leite Humano. "É importante destacar que a sala possui baixo custo de implantação e manutenção" , afirma a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento materno do MS, Elsa Giugliani, ressaltando que além de instalações em que as mães se sintam confortáveis e seguras, é preciso oferecer condições adequadas de limpeza e higiene para que o leite chegue à criança com a qualidade necessária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação por até dois anos de idade ou mais, desde que complementada por outros alimentos adequados à nutrição do bebê a partir dos seis meses.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário