"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 29 de abril de 2010

GESTÃO EM SAÚDE


Alagoas vai implantar sistema online para requisição de exames

A mudança vai agilizar os procedimentos prescritos pelos médicos aos pacientes e reduzir recursos públicos
Foto: Olival Santos/Ascom Sesau AL

Mudança no sistema foi anunciada nesta terça-feira, durante reunião
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) irá implantar até o mês de julho, um sistema informatizado, em tempo real, para o preenchimento de requisições de exames de patologia clínica. A mudança foi anunciada, nesta terça-feira (27), durante reunião entre os técnicos das centrais de regulação dos municípios.

A medida irá contribuir para agilizar os procedimentos e reduzir recursos públicos, alterando o atual esquema, em que os médicos prescrevem os exames e os pacientes precisam se dirigir às centrais de regulação para carimbar as requisições, que são remetidas aos laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS) ou aos conveniados.

Com a implantação desse programa, a migração dos dados ocorrerá, automaticamente, e as centrais de regulação já irão encaminhar os pacientes diretamente para os laboratórios onde os exames serão realizados. O novo sistema, que irá funcionar por meio de um complexo online (Sisreg), foi criado pela Coordenação Setorial de Gestão da Informática (CSGI) da Sesau.

Segundo o superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Sesau, Antônio de Pádua, o sistema foi desenvolvido para gerenciar o complexo regulatório, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Ainda de acordo com ele, no primeiro momento, apenas os exames patológicos irão ser regulados online. Posteriormente, a Sesau irá vai ampliar a tecnologia para outras áreas.

" Agora, serão regulados desta forma alguns exames como, por exemplo, glicemia e hemograma, o que já acontece nos municípios de Arapiraca, Penedo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Inhapi e Mata Grande" , explicou.
Fonte ISaúde.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário