"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 5 de abril de 2010


Obesidade e sedentarismo aumentam os riscos de câncer de mama

Amamentar no peito por mais tempo e evitar a reposição hormonal sem acompanhamento médico são formas de evitar a doença

O risco de câncer de mama aumenta com a idade na população feminina, mas outras variáveis podem causar a doença. Entre elas, a obesidade e o sedentarismo, segundo a médica Ana Ramalho, chefe da Divisão de Ações de Detecção Precoce do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Para prevenir a doença, alertou ela, as brasileiras devem ter uma alimentação balanceada e atividade física. " A alimentação pode reduzir em até 30% o número de casos de câncer" , explicou.

Evitar a obesidade e a reposição hormonal sem acompanhamento médico são outras recomendações dadas pela especialista. As mulheres com filhos devem também manter uma amamentação mais prolongada para diminuir o risco de câncer de mama. A amamentação no peito deve ser exclusiva até os 6 meses de idade do bebê, estendendo-se até os 2 anos, conjugada à alimentação normal.

O Inca estima que 49.240 mulheres terão incidência de câncer de mama em 2010 no Brasil. Esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade em 2007, que é o último registro do Inca, foi de 11,1 óbitos por 100 mil mulheres, o que corresponde a 11.060 óbitos devido ao câncer de mama.

Ana Ramalho esclareceu que embora o percentual de mulheres que fizeram exames de mamografia tenha se elevado no país entre 2003 e 2008, de 42,5% para 54,8%, de acordo com dados divulgados ontem (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso não contribui para diminuir a incidência de casos. A mamografia não é uma prevenção.

A detecção precoce pode ser feita por meio do autoexame das mamas. Outra estratégia é fazer exames clínicos anuais a partir dos 40 anos. A partir dos 50 anos, deve-se realizar mamografias a cada dois anos.

Filme_00018.wmvFilme_00018.wmv
2892K Baixar
Colaboração Ney Pelágio.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário