"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 1 de abril de 2010

31.03.2010

Paraná recebe equipamento para identificação da Gripe A em tempo real

A novidade chega ainda à Fiocruz, Institutos Adolfo Lutz e Evandro Chagas, Laboratórios Centrais da Bahia e do DF


Foto: Divulgação/AENotícias
Lacen do PR ganha novo equipamento para identificação da Gripe A
Lacen do PR ganha novo equipamento para identificação da Gripe A

O Laboratório Central do Paraná (Lacen) é um dos seis laboratórios brasileiros a receber o sistema de PCR (reação em cadeia da polimerase) em tempo real. O novo equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná, em parceria com o Ministério da Saúde. A nova metodologia foi desenvolvida para acelerar a realização de exames de casos suspeitos da nova gripe.

O diretor-geral do Lacen-PR, Marcelo Pilonetto, lembra que um dos critérios do Ministério da Saúde para escolha dos laboratórios foi a atuação do Lacen-PR durante a pandemia em 2009, quando foram processados mais de 15 mil exames, além da localização geográfica - é o único laboratório da Região Sul a receber o novo equipamento - e a capacidade técnica dos profissionais.

Além do Lacen do Paraná, o equipamento será disponibilizado para a Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro; Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; Instituto Evandro Chagas, no Pará; Laboratório Central da Bahia e Laboratório Central do Distrito Federal.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, explica que este método permite processar até 96 exames em duas horas, o que vai duplicar a capacidade do laboratório na investigação do vírus Influenza A (H1N1). " Até agora, o Lacen-PR tinha condições de processar 400 exames por dia. Com a nova tecnologia, esta marca sobe para 800 exames/dia" , afirmou Martin.

A Secretaria da Saúde divulgou na segunda-feira (29) o novo boletim epidemiológico da doença no Paraná e o balanço mostra que desde o começo do ano, o Paraná teve 524 casos confirmados. Não há registro de novas mortes e dos casos suspeitos, 573 foram descartados para Influenza A.

Fonte: SESA PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário