"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A GRAVATA VERMELHA


As bandeiras que tremulam ao sabor dos ventos da história humana, testemunham que os homens, agentes políticos ativos ou passivos, revelam a mais profunda fascinação pela cor vermelha que "traz em si, visceralmente ligados, os mais profundos impulsos humanos: ação contundente e paixão irrestrita; desejo de libertação do opressor e da opressão e a inevitável fidelidade a princípios, reveladora do caráter dos homens na Terra".No Oriente as mulheres usam vestes vermelhas que representam fidelidade, sinceridade e felicidade. De acordo com o xintoísmo, o vermelho é uma cor de harmonia e expansão.
O vermelho simboliza o poder e associa-se à ambição. Contribui para a confiança em si mesmo e revela coragem . Uma bandeira vermelha, uma camisa rubra, uma gravata da cor dos vinhos tintos mais vibrantes, significa motivação e vontade. Vontade de mudar, de renovar, de assumir novos caminhos e novos desafios. Atrai vida nova, novas amizades e sugere situações inéditas.Revela disposição para agir, pensando no bem pessoal e no bem geral, espírito de pioneirismo que nos eleva. Uma bela gravata vermelha," traduz persistência,força física e espiritual, afetuosidade e perdão, prosperidade e gratidão".
O vermelho é a cor dos ideólogos e militantes de esquerda.É a cor dileta dos socialistas e comunistas. É a cor dos que renunciam ao egoísmo, ao acúmulo de bens materiais e dos que abraçam a utopia das sociedades justas e igualitárias."A cor vermelha alimenta e promove o aquecimento do corpo e estimula o sistema nervoso, motivo pelo qual pode ser usada para tratar vários tipos de dormência e letargia". O vermelho traz vigor e atenua ou dissipa a inércia, a melancolia, a tristeza. Alavanca as administrações ambiciosas , injeta-lhes recursos e qualidade, o vermelho catapulta os sonhos e os faz reais e perceptíveis ao senso comum.Assim, uma gravata vermelha pode ser traduzida como um caminho, um novo caminho, um novo modo de governar , uma nova postura política, uma administração ousada e transformadora.
Uma cor não tem, entretanto,o poder de mudar o curso de um rio, mas pode conferir a quem a adota, o impulso essencial para projetos pessoais ou coletivos.
Muito mais que uma bandeira vermelha ou uma gravata vermelha o que realmente direciona transformações é a vontade interna de mudanças.
É tempo de mudanças!
oldecir marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário