"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ELEIÇÃO PLEBISCITÁRIA

28.abr.2010 AE
PSB sepulta candidatura de Ciro

Foto: Valter Campanato - Abr

REPRESENTANTE Coube ao presidente do PSB, Eduardo Campos, anunciar a saída de Ciro da disputa

BRASÍLIA

Agora é oficial. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está fora da corrida presidencial deste ano. Coube ao presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), anunciar a decisão. "A comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro reuniu-se nesta data em sua sede em Brasília para avaliar o quadro político-eleitoral do País e deliberar, depois de ouvidos os diretórios estaduais, sobre o papel a ser desempenhado pelo PSB na sucessão presidencial. Decidiu, por maioria de voto, não apresentar candidatura própria à presidência da República", disse o presidente do partido, ao ler nota oficial elaborada pela Executiva.

Para embasar a decisão partidária, a Executiva Nacional do PSB já havia consultado os 27 diretórios regionais, dos quais 20 foram contra a candidatura própria e sete endossaram o nome de Ciro Gomes para disputar a sucessão de Lula. Ontem, na reunião da Executiva Nacional, 21 membros foram contra a candidatura própria e apenas dois favoráveis.

Eduardo Campos informou que, antes de dar a notícia à imprensa, telefonou para Ciro Gomes para anunciar a decisão da Executiva do partido. Segundo o governador, Ciro Gomes recebeu o comunicado como muita calma e contou que está elaborando, neste momento, uma nota sobre o assunto para ser distribuída à imprensa.

Campos fez questão de ressaltar que os esforços de Ciro Gomes ao se lançar pré-candidato à presidência "não foram em vão". "Administrador vitorioso em diversos níveis de governo, homem de ideias e de atos em favor do país, Ciro Gomes engrandeceu o debate republicano".

Eduardo Campos embarcou em Recife ainda de madrugada e chegou em Brasília bem cedo. No hotel onde está hospedado, recebeu, ainda pela manhã, lideranças do partido para uma pré-reunião. À tarde, já na sede do partido, o governador voltou a se reunir com o mesmo grupo antes da reunião oficial da Executiva, que começou com cerca de uma hora de atraso. Ciro Gomes, como esperado, não apareceu na reunião.

O clima no PSB é de irritação com Ciro Gomes que, nas últimas semanas, divulgou textos atacando o partido e elogiando José Serra, pré-candidato do PSDB à presidência. Eduardo Campos disse que na próxima terça-feira se reunirá com o presidente nacional do PT e, no dia 17 de maio, o PSB anunciará o apoio formal a Dilma Rousseff, pré-candidata petista.

Ciro publicou em seu blog (www.cirogomes.com) nota em que avalia como um "erro tático" a decisão do PSB de não lançar candidatura própria à Presidência da República. Em texto intitulado "Ao Rei Tudo, Menos a Honra", o parlamentar considera uma "deserção" aos deveres do País a posição tomada pelos pessebistas.

O DIÁRIO ON LINE


Nenhum comentário:

Postar um comentário