"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cientistas britânicos estabelecem mapa genético do câncer de pulmão e melanoma



Foto: Divulgação/Departamento de Radiologia de Ochsner
Especialista faz radiografia de pulmão de paciente
Especialista faz radiografia de pulmão de paciente

Foi estabelecido, pela primeira vez, o mapa genético do câncer de pulmão e do melanoma. O achado de cientistas britânicos constitui um avanço crucial para que se possa enteder essas doenças. O sequenciamento mostra mutações do DNA responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pulmão e de pele. Os pesquisadores creêm que o mapeamento seja a porta de entrada para testes sanguíneos capazes de detectar tumores mais rapidamente e o desenvolvimento de novas drogas.

A pesquisa faz parte do Projeto do Gênoma do Câncer, iniciativa que reúne cientistas de 10 países que tentam mapear os genomas dos principais tipos de câncer. Os norte-americanos concentraram-se em várias sequências (cérebro, ovários), os ingleses estão a estudar o tumor de mama, os japoneses concentram-se no do fígado e a China investiga a genética do câncer de estômago. A conclusão desse trabalho levará pelo menos mais cinco anos. "É um momento muito importante nas pesquisas sobre o câncer. A partir de agora podemos considerar o câncer de uma maneira muito diferente", disse o professor Mike Stratton, que coordenou os trabalhos.

De acordo com o pesquisador, "pela primeira vez, em dois cânceres individuais, um melanoma e um câncer de pulmão, estabelecemos a lista completa das anormalidades no DNA", declarou. Peter Campbell, um especialista em genomas do câncer que participou nos estudos, declarou ser "assombroso" o que é possível ver nos genomas.

Os tumores são mutações de células saudáveis causadas por fatores ambientais, como a fumaça do cigarro, químicos nocivos ou raios ultravioletas. As células doentes acumulam-se em tumores capazes de criar rupturas nas funções dos diferentes órgãos atingidos. Todos os cânceres são causados por danos nos genes - mutações no DNA. Cientistas do Instituto Welcome Trust Sanger, que tiveram as pesquisas publicadas pela revista Nature, concluíram o sequenciamento dos danos genéticos a partir dos tumores de dois pacientes que sofriam de câncer de pulmão e de um melanoma maligno, um tumor de pele.

As pesquisas demonstraram que muitas mutações provocadas pela fumaça do cigarro ou pelos raios ultravioletas podem ser sequenciadas, dando consistência à ideia de que todos os tipos de câncer podem ser amplamente prevenidos. Os cientistas sequenciaram o DNA de tecidos cancerígenos e normais e os compararam. Os com tumores de pulmão apresentavam 23 mil mutações, quase todas causadas pelo fumo. No caso do câncer de pele, as mutações chegam a 33 mil. Os especialistas calcularam que um fumante típico adquire uma nova mutação para cada 15 cigarros que fuma. "Cada pacote de cigarro é como uma roleta-russa", afirmou Campbell, acrescentando que nem, todas as mutações levam ao câncer.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário