"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 8 de abril de 2010


SBC realiza campanha nacional de prevenção contra a hipertensão

Mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos e apenas 10% desse contingente têm a sua pressão efetivamente controlada


Foto: Divulgação/Unitau
Mutirão da saúde realiza aferição da pressão em pessoas para prevenir hipertensão
Mutirão da saúde realiza aferição da pressão em pessoas para prevenir hipertensão

Mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos e apenas 10% desse contingente têm a sua pressão efetivamente controlada. A metade dos pacientes com pressão elevada não sabe de sua condição. A pesquisa " Corações do Brasil" , realizada em 2005 e 2006 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, revela que 30% da população mineira já se encontram hipertensa, com a pressão arterial acima de " 14 por 9" (140 x 90 mmHg).

Levantamento realizado em 2008 pelo Datafolha aponta a hipertensão como o principal fator de desenvolvimento das Doenças Cardiovasculares (DCV), com destaque para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no País. Em 2008, as DCV’ s causaram 30% dos óbitos no Brasil, contra 15% provocados pelo câncer e 12,4% por causas externas. No mundo, 7,6 milhões de pessoas morrem, a cada ano, devido à hipertensão. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos.

O alerta está sendo dado em todo o país. Mais de 30 cidades participam da campanha " Eu sou 12 por 8" , promovida pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em Minas Gerais, as ações são coordenadas pela Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) que promoverá, no dia 24 de abril (sábado), das 9h às 13h, uma série de atividades na Praça José Verano da Silva (Praça da Febem), no bairro Barreiro de Cima, em Belo Horizonte. Médicos e outros profissionais da saúde promoverão um grande mutirão para orientar a população sobre os riscos e a importância de se manter a pressão arterial em níveis normais. O evento conta com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Vitallis Saúde, Hospital do Barreiro, SESC, Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, Liga dos Acadêmicos de Cardiologia da Unifenas-BH.

De acordo com o diretor da Sociedade Mineira de Cardiologia e coordenador da campanha em Minas, Evandro Guimarães, quando a pressão está " 12 por 8" tudo funciona bem. Mas quando ela está aumentada, alguns órgãos importantes como o coração, o cérebro e os rins, os vasos da retina, além de todas as artérias, sofrem maior desgaste e podem surgir doenças. " Quando a pressão está acima de ‘ 14 por 9’ , diagnosticamos o indivíduo já como hipertenso. Pessoas que apresentam valores da pressão arterial na faixa de ‘ 139 x 89 mmHg’ encontram-se com a pressão limítrofe, já requerendo cuidados como controle do peso, fatores que geram estresse, redução de sal na alimentação e abandono do sedentarismo" , explica Guimarães.

O cardiologista ainda chama a atenção para as " hipertensões secundárias" , provocadas por distúrbios hormonais, renais, circulatórios ou associados ao uso de fármacos, sendo que algumas delas podem ser removidas e a doença curada. " O mais interessante é que de 5 a 10% das causas da hipertensão podem ser eliminadas. Vale lembrar ainda que tanto homens quanto mulheres podem desenvolver quadros hipertensivos. Estimativas sugerem taxas mais elevadas para homens até os 50 anos e, para mulheres, a partir da sexta década" , explica Guimarães.

Outra grande preocupação é com a obesidade, também encarada hoje como uma causa de hipertensão secundária. Guimarães lembra que os hábitos de vida saudável devem ser preconizados desde muito cedo. " As crianças obesas de hoje, sem dúvida, serão os nossos hipertensos e diabéticos de amanhã. Podemos minimizar esses efeitos com orientações sobre uma boa alimentação e atividade física regular. Tudo isso é perfeitamente possível de ser levado a todas as escolas, atingindo as faixas etárias mais importantes. Sem falar que o incentivo deve partir de casa também. Com esse tipo de ação orientamos também os pais, que são os grandes responsáveis pela educação e incentivo dos bons hábitos aos seus filhos. E nada do que falamos implica em investimentos de alto custo. Uma alimentação rica em vegetais, legumes, pouco sal e atividades físicas são responsáveis na prevenção da hipertensão arterial" , reforça Guimarães.

Expectativa de Vida

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram uma redução de 20% nas mortes por Doenças Cardiovasculares (DCV) entre os anos de 1996 a 2008. O estudo revela que isso ocorreu, principalmente, devido à redução expressiva do tabagismo (de 31%, em 1989, para 16,1%, em 2008), à disponibilidade de avançadas tecnologias para o tratamento das emergências e ao maior acesso aos serviços de saúde no País.

Especialistas afirmam que esse número poderia ser bem melhor, sobretudo, se as pessoas tivessem a consciência da importância do controle da pressão arterial através de mudanças no estilo de vida. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil é de 72,86 anos (76,71 para mulheres e 69,11 para homens), muito aquém dos 81 anos de países como Japão, Suíça, França, Itália e Austrália. A seguir o atual ritmo, o Brasil alcançará essa cifra apenas em 2050. Um hipertenso, sem tratamento efetivo, segundo a OMS, tem a expectativa de vida reduzida em até 16,5 anos.

Fonte ISaúde.net

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir