"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 22 de abril de 2010

INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO


Profissão de instrumentador cirúrgico finalmente é regulamentada

Para exercer a profissão, é necessário fazer curso específico em escolas reconhecidas ou ter, no mínimo, dois anos de experiência .


Instrumentador auxilia médico durante cirurgia
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 642/07, que regulamenta a profissão de instrumentador cirúrgico. A proposta é do deputado George Hilton (PRB-MG) determina que, para exercer a profissão, é necessário fazer curso específico em escolas reconhecidas por secretaria estadual de educação ou ter, no mínimo, dois anos de experiência comprovada.

As atividades do instrumentador incluem preparar o instrumental utilizado nas cirurgias, selecionar e apresentar os instrumentos ao médico cirurgião e auxiliares, efetuar assepsia dos materiais cirúrgicos e preparar e desmontar as mesas para as cirurgias.Favorável ao projeto, a relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), lembrou que a luta dos instrumentadores pela regulamentação começou na Câmara em 1974. Citando a relatora da Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), Gorete Pereira disse que o projeto preenche lacuna na legislação que regulamenta as profissões na área da saúde.

Tramitação

A proposta está em análise conclusiva, rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Isaude.net

Um comentário:

  1. Achei muito legal você(s) terem divulgado esta realidade que muitos ainda não tem conhecimento.
    Parabéns à todos e todas que contribuiram e fizeram parte desta caminhada.
    Um forte e fraterno abraço
    Vânia Glória Alves de Oliveira
    instrumentador2009@gmail.com

    ResponderExcluir