Photo: Centers for Disease Control and Prevention Le virus du papillo |
O VÍRUS HPV E O CÂNCER DE PÊNIS
Um vírus sexualmente transmíssivel,o HPV(papiloma vírus humano), é responsável pela metade dos casos de tumores penianos malignos. A dra. Sílvia de Sanjose e seus colegas do Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona, pensam que as vacinas atualmente disponíveis para proteger jovens mulheres de diferentes tipos de câncer seriam igualmente eficazes para prevenir a aparição do câncer de pênis no homem. Segundo la Santé Canada cerca de 75% dos homens e mulheres com vida sexual ativa tiveram contacto , pelo menos uma vez, com o HPV.
O câncer de pênis não é comum. Entretanto, cerca de 1% dos adultos ocidentais o desenvolvem. Esta percentagem se eleva na África e na Ásia, onde cerca de 10% dos adultos com vida sexual ativa o apresentam.
Na mulher o vírus está associado ao câncer do colo uterino,da vulva, da vagina e do ânus. No homem êle pode levar ao câncer do pênis e do ânus. Outros fatores de risco incluem:
1- FIMOSE
2- NÃO CIRCUNCISÃO.
3-FALTA DE HIGIENE
4-TABAGISMO
5- MÚLTIPLAS PARCEIRAS SEXUAIS
6-UMA HISTÓRIA DE VERRUGAS GENITAIS
Os autores avaliaram cerca de 1400 casos de cânceres publicados entre 1986 e 2008. Os tumores foram associados ao HPV em cerca de 47% dos casos. Mais da metade estavam associados aos tipos 16 e 18 do víurus, que também causam o câncer do colo uterino e que são passíveis de prevenção utilizando-se as vacinas GARDASIL e CERVARIX.
A equipe espanhola estima que aproximadamente 7.000 casos de câncer de pênis poderiam ser evitados erradicando-se o HPV 16 e 18 , no homem.Vale lembrar que entre os judeus o câncer de pênis é muito raro. Muito provavelmente devido ao secular hábito da circuncisão.
Para melhor ilustrar este tema clique no link a seguir e acompanhe vídeo educativo patrocinado pela Sociedade Brasileira de Urologia e gentilmente enviado pelo colaborador e seguidor Sir Ney Pelágio.
Cancer de Pênis.ppt
6027K Visualizar Baixar
Lembre-se que a Educação é mais eficiente e eficaz que cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Nunca esqueça de procurar um UROLOGISTA se você apresentar lesões suspeitas. Por fim, faça sexo seguro.
Fui premiado com o meu primeiro emprego como médico, em 1986, no Hospital Aristides Maltez, por operosidade. Participei de 204 atos cirúrgicos como Instrumentador ajudando diversos cirurgiões da Instituição, dentre êles o notável Urologista prof. dr. Israel Pinheiro. Participei, sob sua competente orientação de cerca de 10 a 20 cirurgias para amputação de pênis e devo confessar que é uma experiência desagradável embora o brilhantismo técnico do preceptor ofuscasse o desnecessário sofrimento , considerando as facilidades para a prevenção deste tipo de câncer. CUIDE-SE!
oldecir
Nenhum comentário:
Postar um comentário