"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 21 de novembro de 2009

CORRIDA PRESIDENCIAL II



  1. O Governador José Serra nasceu em São Paulo, no bairro da Mooca. Logo cedo ingressou na política, como presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo em 1962/63, e depois, como presidente da UNE em 1963/64. Foi perseguido pelo golpe de Estado que derrubou João Goulart em 1º de abril de 1964, e partiu para o exílio três meses depois.No exterior, José Serra enfrentou dificuldades e não pôde concluir seus estudos de engenharia. Decidiu então formar-se em Economia, obtendo o diploma de mestre nessa disciplina pela Universidade do Chile, onde tornou-se professor. Foi, também, funcionário das Nações Unidas nesse período.

    Obrigado a exilar-se novamente, Serra foi para os Estados Unidos, onde obteve outro mestrado e o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cornell. E foi, por dois anos, professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Em 1978 José Serra retornou ao Brasil. Tornou-se professor da Unicamp, pesquisador do Cebrap e editorialista da Folha de S. Paulo. Ajudou a fundar o PMDB, sendo relator do primeiro programa do partido.

    Como Secretário de Economia e Planejamento do Governo Montoro, Serra enfrentou seus primeiros grandes desafios como administrador publico Comandou a recuperação financeira do Estado e planejou os investimentos em Transporte, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Saneamento.

    Deputado Constituinte

    Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986 e conquistou a reeleição em 1990, com quase 340 mil votos. No Congresso Nacional foi relator dos capítulos de orçamento, tributação e finanças. Foi o autor da emenda que criou o financiamento do Seguro Desemprego no Brasil e o Fundo de Amparo ao Trabalhador, como fonte de financiamento do seguro. Do mesmo modo, foi de Serra a emenda que determinou a aplicação de 40 por cento do fluxo de recursos do FAT no BNDES, criando-se, assim, a mais importante fonte de financiamento para o investimento privado no Brasil. Outras iniciativas relevantes foram o Plano Plurianual de Investimentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Código de Finanças Públicas, que mais tarde daria origem à Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Ministro da Saúde

    Em 1994, José Serra foi eleito senador por São Paulo, com a maior votação do País. Em seguida, ocupou o Ministério do Planejamento e Orçamento do governo Fernando Henrique Cardoso até meados de 1996. A partir de abril de 1998 assumiu o Ministério da Saúde.

    No ministério, coordenou uma emenda constitucional que fixou valores mínimos para o gasto público em Saúde no Brasil. Comandou uma campanha de combate à Aids que é reconhecida como referência no mundo e que é, hoje, adotada por diversos países. Implantou os genéricos, iniciativa que fez o preço dos remédios baixar 40 por cento em média. Eliminou os impostos federais dos medicamentos de uso continuado. Regulamentou a lei de patentes fazendo aprovar uma resolução da Organização Mundial do Comércio que permite aos países quebrarem patentes em caso de interesse da saúde pública.

    Como ministro, Serra ampliou em 9 vezes as equipes do Programa de Saúde da Família e expandiu consideravelmente as cirurgias de transplante de órgãos. Promoveu ainda centenas de milhares de cirurgias por intermédio de mutirões, combatendo doenças como, por exemplo, a catarata. Introduziu a vacina contra a gripe, eliminou doenças como o sarampo. Concluiu e reequipou centenas de unidades de saúde em todo o Brasil.

    Prefeito de São Paulo

    Em 2004, eleito prefeito de São Paulo iniciou um trabalho para sanear a Prefeitura. Conseguiu uma economia de 450 milhões de reais com a renegociação de contratos. Diminuiu impostos, acabando com taxa do lixo e isentando da contribuição de iluminação pública aqueles que moram em ruas não iluminadas.

    Serra começou a construção e reforma de hospitais, para aumentar a oferta de novos leitos para a população. Organizou e ampliou a distribuição de medicamentos, implantando o Remédio em Casa, um benefício que, gradualmente, atende pacientes de doenças crônicas. Criou o programa Mãe Paulistana e as AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial), unidades mistas de atendimento e Pronto-Socorro, que hoje beneficiam mais de 300 mil pessoas por mês, de segunda a sábado, doze horas por dia.

    Também promoveu ações em diversas outras áreas, como na Educação, na proteção social, no transporte (bilhete integrado ônibus-metrô), no meio ambiente, no trânsito, no recapeamento e na pavimentação de ruas, na limpeza pública, no combate à poluição visual, na cultura (Virada Cultural) e na recuperação do Centro de São Paulo.

    Em 1º de outubro de 2006, com 12.381.038 votos, José Serra foi eleito, no primeiro turno, Governador do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário