"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 19 de fevereiro de 2011

COMUNISTAS CRITICAM POSTURAS HEGEMÔNICAS E CONSIDERAM POSSÍVEL ROMPIMENTO COM A ESQUERDA PETISTA

'Aliança com PT pode se quebrar', diz presidente do PC do B

Posted: 18 Feb 2011 08:52 PM PST

Em entrevista ao iG, Renato Rabelo cobrou 'responsabilidade' do partido de Dilma e falou sobre a aproximação com Kassab

Ricardo Galhardo, iG

Aliado de primeira hora do PT há mais de 30 anos, o PC do B pode romper com o partido da presidenta Dilma Rousseff caso os petistas insistam em exercer uma hegemonia absoluta tanto na partilha dos cargos federais quanto nas eleições municipais de 2012. A afirmação foi feita pelo presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, em entrevista ao iG.

“Cabe ao PT uma grande responsabilidade. Do contrário essa aliança pode se quebrar ou até pior, surgir uma antialiança ao PT. Pode até haver separação”, disse.

Sentado sob um retrato do histórico líder comunista João Amazonas (1912-2002) na reformulada sede do partido no centro de São Paulo, Rabelo disse que o PC do B prepara para 2012 o lançamento do maior número de candidatos a prefeito de sua história, muitos deles contra o PT - como o vereador Netinho de Paula, na capital paulista - e não descartou alianças pontuais com partidos de oposição a Dilma.

Quanto à recente aproximação do partido com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), Rabelo admitiu, pragmático, não haver afinidades ideológicas, mas defendeu a aliança. "Com o Kassab não há uma identidade ideológica, há aproximações políticas. Se tivéssemos, por exemplo, a mesma ideologia que o PT nós seríamos do PT, faríamos parte do PT", disse Rabelo, que falou ainda sobre o movimento do prefeito em direção à base aliada à presidenta Dilma Rousseff. "Não estamos indo para o lado do Kassab. O Kassab é que está vindo para o lado de cá." Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

iG - O PC do B já traçou uma estratégia para 2012?
Renato Rabelo - O PC do B levou 15 anos tendo somente candidatos proporcionais e assim mesmo concentrando em algumas candidaturas. De 2004 e 2006 para cá começamos a mudar essa orientação e ter candidaturas majoritárias. Agora pretendemos ir mais ainda. Em 2010, fomos o quarto partido mais votado para o Senado, mais até do que o DEM. E se tivemos estes votos é porque temos lideranças importantes. Essa acumulação eleitoral vai desembocar em 2012. O que a gente chama de projeto 2012 é o maior da história do PC do B. Podemos até eleger prefeitos de capitais, como por exemplo a Manuela (D’Ávila) em Porto Alegre, onde podemos contar com apoio até do PT. O governador Tarso Genro (PT) admite que PC do B teve um papel importante na eleição dele. Em São Paulo queremos dar peso à candidatura do Netinho de Paula.”
Entrevista Completa, ::Aqui::

OPINIÃO


Esta entrevista do Presidente Renato Rabelo, despertou-me a curiosidade sôbre as potenciais posturas do Partido a nível de Feira de Santana. Aqui, baseando-me no que vi ao longo de trinta anos residindo nesta terra, o PCdo B sempre disputou cargos na proporcional. Esta nova orientação abre a possibilidade do partido sem máculas, vanguarda da classe operária, que cresce em todo o Brasil, vir a lançar candidatura própria em 2012, para a Prefeitura local. Trata-se de uma perspectiva interessante. Não acredito que o Partido disponha de grandes recursos materiais para um enfrentamento igual com a máquina petista e com a poderosa direita feirense. Entretanto, o PCdo B tem quadros qualificados e é um Partido que tem compromissos históricos com as lutas de libertação dos trabalhadores. Valeria a pena ver êste notável Partido, de uma coerência a toda prova, incólume à corrupção( não tenho um só registro de político filiado ao PCdo B envolvido com maracutaias), sempre de braços dados com as melhores teses progressistas, fazer tremular as suas bandeiras nas amplas e largas ruas de Feira a espalhar a sua ideologia e, sem dúvida, tornar o pleito bem mais interessante.
As lideranças comunistas não jogam conversa fora. Se Renato Rabelo pensa assim, o bureau do Partido certamente implementará um esforço concreto e objetivo para atingir esta meta.
Será interessante ter o histórico vereador e político feirense, Messias Gonzaga, nome de melhor cotação para este desafio, nos palanques e na televisão, compromisado com o crescimento da legenda e com os anseios dos operários da construção civil, dos professores, metalúrgicos , homens e mulheres do campo e da cidade. Um programa sólido, ideologia forte e progressista,disciplina tática, combatividade que ajudou a derrubar a ditadura,políticos sérios e de caráter ilibados, enfim, está na hora do Partido lançar candidatura própria na maior cidade do interior da Bahia.
Sou um pacato classe média que corteja a centro-esquerda,mas desejo-lhes,desde já, o mais completo sucesso.
Ousar lutar, ousar vencer!
OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário