"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ÁGUA POTÁVEL: OBRAS SIMPLES, DE CUSTO RELATIVO MUITO BAIXO E DE GRANDE ALCANCE PARA A COLETIVIDADE.


Rede de água potável em Doutor, distrito de Humildes

Mais uma etapa do projeto de extensão de rede de distribuição de água nas comunidades rurais de Feira de Santana foi finalizada. Dessa vez é a comunidade de Doutor, no distrito de Humildes, que vai receber água tratada. Na localidade foram implantados 11 quilômetros de rede, beneficiando cerca de 200 famílias. A entrega da obra acontece hoje (23) às 18h, na própria comunidade.

Esse benefício foi realizado através de um convênio entre a Embasa e a Prefeitura de Feira de Santana. Com a finalização das obras em Doutor, o projeto completa 27 Km de rede distribuidora já implantados, de um total de 90 Km previstos no convênio. Estão em andamento, ainda, as obras em localidades do distrito de Maria Quitéria, em Lagoa das Pedras (Estrada do Aeroporto) e nas comunidades de Tapera I e II, no distrito de Jaíba.

Parceria

- A parceria firmada entre a Embasa e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana prevê o aumento da rede de distribuição de água para 43 localidades da zona rural, em seis dos oito distritos do município, beneficiando cerca de 4.800 pessoas. Com recursos na ordem de R$ 1,7 milhão, o convênio prevê atendimento aos distritos de Maria Quitéria, Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), Matinha, Tiquaruçu, Humildes e Jaíba.

.


Cássia Dias
Assessoria de Comunicação
Embasa - Unidade Regional de Feira de Santana
(75) 3602 3799 / 9208 4746

cassia.carmo@embasa.ba.gov.br


Aclamo a concepção gerencial e, sobretudo, a sensibilidade social. Não há melhor remédio para uma comunidade como água potável. Certamente, os índices de mortalidade infantil específicos desta região, cairão. Isto tem maior impacto do que Saúde Digital. Não ignoro o valor da tecnologia digital como ferramenta poderosa de gestão.Entretanto, com custos operacionais bem inferiores é possível levar saúde à Zona Rural e aos Bairros Populares com custo irrelevante, considerando-se, em termos relativos o que se gasta com festas.

Aclamo ,também, a prática de parceria constante tripartite. Não se pode, diante da magnitude dos desafios em Saúde Pública, abdicar da idéia de parceria. Cada coisa no seu devido tempo:trabalho pela coletividade deve ser desvinculado de eleições e eleitoralismo demagógico, quer à direita, quer à esquerda.

Gostaria de sugerir aos Governos Parceiros que perfurassem poços artesianos em paralelo à montagem de redes de distribuição de água potável , considerando que o custo da água tratada é muito elevado para ser utilizada na lavagem de carros, em descargas de dejetos e situações similares. É preciso buscar a cooperação dos lençóis freáticos primários e secundários para pequenos projetos de irrigação e atividades domésticas que não envolvam consumo humano. Trata-se de um desperdício incompatível com o gerenciamento de um recurso finito como a água doce, utilizá-la para lavar carros, por exemplo. Ou , como água de beber para animais.Que luxo, dar água clorada e fluoretada ao gado! O custo destes pequenos projetos não é alto. Um poço com profundidade média de 20 a 30 metros pode produzir água de qualidade razoável para lavar chão de escolas, matadouros, passeios de hospitais, etc... Fica a sugestão.

Êste Programa é bom e de fácil realização. Eu, como cidadão, o aplaudo!

Espero que o Governo do Estado envie mais asfalto. As 12 mil toneladas representam muito pouco para uma cidade do porte de Feira de Santana. Em sendo ofertado mais asfalto, sugiro que se recorde de fazer , pelo menos redes laterais PLUVIAIS. É lamentável assisitir ao espetáculo de acúmulo de águas de chuva numa avenida tão importante como a Maria Quitéria.

O bom e generoso Governo Wagner não deve esquecer, entretanto, que Feira, 31° Cidade do Brasil, necessita de obras estruturantes: Aeroporto melhor e funcionante, Centro Administrativo, SAMU II, UTI Neonatal ampliada no Hospital da Mulher, etc..Parabenizo-os pela ÁGUA POTÁVEL NOS DISTRITOS e confio em grandes obras , investimentos em Segurança Pública e "Saúde Analógica"(mais vagas nos hospitais públicos, combate efetivo às epidemias, extensos programas de Educação para a Saúde, fortalecimento dos PSFs, mais médicos, mais Consultas Especializadas, Concurso Público e Estabilização dos Corpos Clínicos das Instituições Públicas da Área de Saúde e mais Gestão de Qualidade. Os Governadores Nordestinos estão apoiando, equivocadamente, elevação da Carga Tributária. Melhor e mais adequado seria gerenciar com responsabilidade buscando otimização e eficientização do uso de recursos do contribuinte. OLDECIR MARQUES

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário