"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CASA DA CIDADANIA-PORTAL DO VEREADOR

José Carneiro quer transformar doação de fardamento em lei

Transformar em lei a doação de fardamento escolar para os estudantes da rede municipal de ensino. Esta continua sendo a principal bandeira do vereador José Carneiro Rocha (PDT), que retorna à Câmara Municipal de Feira de Santana em substituição a Gerusa Sampaio, licenciada para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ele já foi vereador, entre 2001 e 2004, e na última eleição ficou na suplência pela terceira vez.

José Carneiro sempre defendeu a doação do fardamento escolar, que agora está sendo viabilizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta. O que ele pretende é dar obrigatoriedade à iniciativa, independentemente do gestor em exercício, para que não haja risco da idéia ser descartada em algum momento. A ligação do vereador com a classe estudantil vem dos movimentos nos grêmios colegiais e da atuação na Casa do Estudante.

Consciente da transitoriedade do cargo, já que assumiu na condição de suplente, José Carneiro chega à Casa da Cidadania disposto a trabalhar, mas, com cautela. “É diferente quando temos o mandato de fato”, analisa o vereador, que já assegurou apoio à administração do prefeito Tarcízio Pimenta, embora com um aviso bem claro: “Não serei subserviente, nem ao governo nem a ninguém”.

Três vezes suplente

Aos 49 anos de idade, o vereador iniciou a carreira política nos movimentos estudantis. Foi presidente da Casa do Estudante duas vezes. “Era uma entidade forte na defesa dos direitos da classe”, diz Carneiro, lembrando que à época as manifestações reuniam até 10 mil estudantes nas ruas. Ele se candidatou a vereador pela primeira vez em 1996, pelo PSC, quando obteve 1.595 votos, o suficiente para ocupar a primeira suplência.

A segunda tentativa de chegar ao Poder Legislativo aconteceu em 2000. Foi eleito com 2.688 votos. O trabalho realizado no mandato lhe rendeu um aumento significativo na votação obtida na eleição de 2004, já pelo PT do B, o que lhe deu uma posição de destaque como o suplente mais votado (3.629 votos), mas não garantiu a sua reeleição. Na eleição de 2008, novamente ficou na suplência, concorrendo pelo PDT.

Voltando para casa

Ele agradece o fato de estar no cargo graças à articulação do deputado federal Fernando Torres (DEM) e lembra que das vezes anteriores não teve essa oportunidade, apesar da ligação política com os ex-prefeitos Clailton Mascarenhas e José Ronaldo. Ironicamente, o seu retorno acontece no governo de Tarcízio Pimenta, cuja candidatura não apoiou. “Sempre apoiei Tarcízio para deputado e temos uma relação de respeito”, observa o vereador.

“É bom assumir, mas é frustrante ser suplente”, admite José Carneiro, que diz não ter dificuldades de relacionamento com os colegas, independentemente de vínculos partidários. A sensação de estar “voltando para casa” fica por conta do reencontro com velhos companheiros como Antônio Carlos Passos Ataíde, Maurício Carvalho e Antônio Francisco Neto, mas, sobretudo, pela receptividade dos funcionários da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário