"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 20 de junho de 2011

UMA ATITUDE DE CIDADANIA


Estou dando início a visitas e inspeções voluntárias nos diversos postos de saúde do município de Feira de Santana. Fui convidado, em passado recente para administrar o Posto de Saúde do Tomba. Fiz questão de conhecer de perto a oferta/desafio . Localização ruim, péssimas condições de segurança, espaços exíguos, inexistência de garagem, ajudaram-me a decidir pela negativa à generosa oferta da Secretária Zênia Neves, notável e competente ocupante à época da Pasta da Saúde. Visitei, paralelamente, o Posto Feira X, hoje,Policlínica João Durval Carneiro, situada no bairro homônimo e de excelentes qualidades arquitetônicas e boa e racional distribuição de espaços internos. Creio ter sido construída pelo ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Admiti dirigí-la , entretanto, me foi negada. Na época, fiz uma única restrição em relatório circunstanciado ao governo municipal: sugeri a criação de enfermarias para internação e observação de pacientes de baixo e médio risco que aguardariam , medicados e com relativo conforto, a necessária transferência. Não fui, naturalmente, ouvido. Os que exercem o poder preferem, na maioria das vezes, ouvir os seus umbigos e os seu bons e diletos companheiros e/ou cabos eleitorais.Não existe limite ideológico e tanto faz direita ou esquerda, a conduta é monótona e repetitiva.
Retornando à então Policlínica do Feira X, por força de um pedido do Pastor Gerkson, piedoso servidor do Cristo Vivo que reverbera o seu espírito de caridade e de misericórdia nestes bons e leais homens de Deus, fui ver a paciente M.C.F.S., 65 anos, hipertensa, dispneica e fumante inveterada. Encontrei-a numa maca em aço inoxidável, envolta em lençol e a dormitar. Pôs-se sentada ao meu comando e a sua dificuldade ventilatória fez-se notória. Não observei edema de membros inferiores ou "godet" e palpei o seu pulso radial esquerdo, que não apresentava sinais de arritmias. Entrei em contacto, então com o seu prontuário, após contacto com uma jovem e cortês enfermeira que, mediante a minha correta identificação profissional, deu-me acesso ao seu prontuário.Cabe, aqui, discreto elogio a esta tecnologia auxiliar. Em minutos e com clareza , tomei conhecimento da situação da paciente. Havia a recomendação de consulta com um cardiologista. Buscamos, então , a direção da Policlínica. Fomos atendidos com gentileza e após uma justificação racional das postulações da família da paciente, o jovem gerente providenciou de forma objetiva a tão necessária consulta. Espero que estas Consultas Especializadas se tornem mais frequentes e de fácil acesso. É compreensível que exigam mais controle, entretanto,parece-me próprio e adequado que pacientes de média gravidade já as realize nas Policlínicas, embora tenha-se que gastar um pouco mais com isto. Gostei do que ví. Espero que o exemplo da Policlínica do Feira X se multiplique e prolifere. OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário