"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VEREADOR ÂNGELO ALMEIDA CRITICA SITUAÇÃO DA SAÚDE EM FEIRA DE SANTANA

O vereador Angelo Almeida (PT), criticou a situação da saúde pública em Feira de Santana durante a sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal. O petista apresentou dados relativos a cidade de Vitória da Conquista, terceira maior da Bahia, comparando-os com informações referentes a Feira, segundo maior município do estado.

Segundo Angelo, 125 outras cidades buscam atendimento em Feira de Santana, enquanto Conquista atende aos pacientes de outros 23 municípios. Entretanto, os conquistenses dispõem de 15 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto a Princesa do Sertão possui apenas oito unidades com as mesmas características. O vereador classificou essa situação como fruto de uma “herança maldita deixada pelas administrações do Democratas”.

O petista continuou comparando a situação das duas cidades, de acordo com ele, Feira com aproximadamente 580 mil habitantes possui 638 leitos, número que deve subir para 800 por conta do Hospital Estadual da Criança. Por outro lado, Vitória da Conquista, com cerca de 308 mil habitantes, já tem 850 leitos pactuados com o SUS.

Conforme Angelo Almeida, as informações são ainda mais preocupantes se for feita uma comparação com o número de leitos preconizado pelo Ministério da Saúde para cada grupo de mil habitantes. Neste aspecto Feira deveria ter 2.880 leitos, ou seja, a cidade possui um déficit de 2.242 leitos. Para Conquista, o número ideal é 1.100 lugares, mas existe atualmente um déficit de 250 leitos, situação muito mais confortável do que a de Feira de Santana. “O cenário trágico da saúde em nossa cidade tem pai e tem mãe e todos nós sabemos quem são os responsáveis”, afirmou o vereador.

Na opinião do vereador, que compõe a bancada oposicionista na Câmara, a situação se torna ainda mais critica, pois a demanda por atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade tem crescido em virtude da suspensão de diversos procedimentos no Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher. “Foram fechados os serviços de proctologia, cirurgia geral, mastologia e angiologia. E agora, sem alternativa, todas essas pessoas estão buscando atendimento no Clériston”, argumentou.

Angelo Almeida ainda contestou as criticas que vereadores da situação, especialmente Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), tem feito ao Governo do Estado e a administração do HGCA. Citando as intervenções que foram realizadas no Clériston Andrade desde que Wagner assumiu seu primeiro mandato em 2007 e a construção do Hospital Estadual da Criança, o petista questionou: “qual foi o governador que mais fez por Feira do que Wagner?”.

No entendimento dos vereadores da bancada da situação, Justiniano França e Alcione Cedraz, ambos do Democratas, a situação de Vitória da Conquista é mais confortável porque a cidade da região sudoeste, além de ser menor do que Feira, tem recebido maior atenção do Governo do Estado, especialmente por meio do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. O vereador Lulinha também se manifestou sobre o assunto dizendo que as críticas que ele faz ao Clériston Andrade motivam a melhoria nas condições de atendimento naquela unidade hospitalar.

ASCOM/PONDÉ/VÍDEOS SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário