"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 11 de junho de 2011

OLLANTA: "O GUERREIRO QUE TUDO OLHA"

Líder da esquerda nacionalista, Ollanta Humala é o segundo de sete irmãos, filho de Elena Tasso e Isaac Humala Núñez. O pai, um ex-líder socialista e fundador do chamado etnocacerismo, colocou em seus filhos nomes Incas como Pachacutec, Ima Sumac, Cusicollur ou Antauro. De acordo com o pai de Humala, Ollanta significa "guerreiro que tudo olha".Começou sua carreira militar em 1980, quando ele entrou, ao lado do seu irmão Antauro, na Academia Militar. Um ano mais tarde cursou a Escola das Américas, nos Estados Unidos.No início dos anos 90, Humala, como capitão, foi destinado a uma região do país com uma forte presença do movimento guerrilheiro Sendero Luminoso.Na zona de Madre Mía, em 1992 houve confrontos entre colonos e soldados e anos mais tarde, foi relatado que Ollanta tinha sido envolvido em violações dos direitos humanos. No entanto, nada foi comprovado.Após a queda de Alberto Fujimori em novembro de 2001, Ollanta foi anistiado pelo Congresso e estudou ciência política na Universidade Católica. ComAlejandro Toledo como presidente foi adido militar na embaixada do Peru para a França. Em Paris, fez cursos de pós-graduação na Sorbonne, até 2004, quando se aposentou.(WIKIPÉDIA)
Em outubro de 2005 ele fundou o Partido Nacionalista Peruano, e anunciou sua candidatura para a eleição geral de 2006. Com um discurso de esquerda foi derrotado por Alan Garcia nas urnas.Neste pleito, Humala recebera apoio público de Hugo Chávez e de Evo Morales, durante uma visita deste último à Caracas em 3 de janeiro de 2006. Esse fato gerou repúdio do governo e de líderes políticos peruanos, que consideraram o apoio um caso de intromissão externa na política local(wikipédia)
Tem se apresentado como um reformista e declara sempre sua fé inabálavel na democracia e nos principios da economia liberal, prometendo respeitar contratos, tratados e a autonomia do Banco Central.Vai governar um país que tem um PIB de U$217,5 bilhões(dados de 2007) e que tem uma previsão de crescimento de 6,5 a 7% para 2011.Já experimentou em 2008 , uma taxa de crescimento do PIB de 9,8%. O seu PIB per capita é de U$7.600 e convive com uma inflação em torno de 2%. Trinta e seis (36%) dos peruanos estão abaixo da linha de pobreza e as taxas de desemprego estão próximas a 8%(tomando-se por base Lima, a capital) com uma mão de obra em atividade de cerca de 9 milhões.Exporta cobre,ouro, zinco, café e produtos metalomecânicos.São múltiplos os problemas a serem enfrentados pelo Presidente Humala. Destaca-se de forma flagrante a péssima distribuição de renda entre as classes sociais.Afirma , repetidas vezes, "não podemos aceitar um país onde poucos tem muito e muitos tem pouco" e defende , de forma radical, desenvolvimento com recuperação das economias familiares. Luta por redução da pobreza e assume um discursdo de inclusão social que lembra o discurso do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Deverá desenvolver uma boa relação com o Governo Brasileiro.WIKIPÉDIA/OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário