"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE NÃO ATINGE METAS DE VACINAÇÃO ANTI-GRIPE

Feira foi o município da região com menor índice de vacinação na campanha contra a gripe

Feira de Santana obteve um dos mais baixos índices de vacinação, na campanha de imunização contra a gripe, realizada em nível nacional no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo como alvo principalmente as crianças, gestantes, idosos, trabalhadores da área de saúde e comunidades indígenas. A informação é do vereador Roberto Tourinho. Ele apresentou os dados na sessão desta quarta-feira (08), quando pediu esclarecimentos ao Governo Municipal através de requerimento.

De acordo com os números do Ministério da Saúde apresentados pelo vereador, o Município de Feira tinha uma meta de 77.849 mil doses, mas aplicou apenas 29.441, correspondente a 37,8% da área de cobertura. Em uma relação de 22 municípios que compõem a região administrativa da 2ª Dires, apresentou o mais baixo índice.

“Apenas para contextualizar, o vizinho município de Teodoro Sampaio realizou a cobertura de 80,42%; Coração de Maria 74,51%%; Amélia Rodrigues 70,32% e Antônio Cardoso 68,17%”, diz o vereador. Ele observa que Feira tem grande número de servidores na área e saúde, recebe repasses do SUS bem mais volumosos que as cidades da região e tem como prefeito um médico.

Segundo o oposicionista, este resultado nos anuários da Secretaria de Saúde da Bahia, bem como no Ministério da Saúde, coloca o município entre aqueles que, em todo o país, não atingiram a meta de vacinação. O requerimento pedia ao prefeito e ao secretário de Saúde do Município, Getúlio Barbosa, informações sobre o assunto.

Tourinho queria questionar o Governo Municipal sobre o baixo índice na meta de vacinação contra a gripe e quais medidas estariam sendo adotadas para realizar a vacinação das pessoas que deixaram de ser imunizadas. Também questionava informações da chefe de Vigilância Epidemiológica do Município, Janice Estrela, em relação aos prejuízos desses números para a comunidade. Porém, o requerimento acabou sendo rejeitado, tendo apenas o voto do autor e do vereador Carlos Alberto Costa Rocha.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário