"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESCHERICHIA COLI MUTANTE CAUSA PÂNICO NA EUROPA

Clique para Ampliar
Bactéria E.coli já matou 18 pessoas na Alemanha. Reino Unido e Estados Unidos confirmam casos.

Genebra, Suíça. O surto infeccioso que já matou 18 pessoas e deixou 2 mil doentes na Europa está sendo provocado por variedade inédita e "supertóxica"´ da bactéria Escherichia coli (E.coli), segundo informou, ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A infecção continua a se alastrar: são 11 os países atingidos. Ontem, o Reino Unido confirmou os seus sete primeiros casos. Três são britânicos que estiveram na Alemanha, e os demais são alemães. Os Estados Unidos também anunciaram o terceiro caso de contaminação. Com 18 mortos, a Alemanha é o centro do surto.

Cientistas da laboratório de biotecnologia BGI, na China, e do Centro Médico Universitário de Hamburgo-Eppendorf (UKE), na Alemanha, fizeram em conjunto um mapeamento genético preliminar da bactéria. Eles detectaram uma mutação de duas formas distintas da E.coli, com genes altamente letais, resistentes a antibióticos e que produzem a chamada síndrome hemolítico-urêmica (HUS, em inglês), causa de complicação renal. "Trata-se de variante que nunca havia sido isolada em pacientes", afirmou Hilde Kruse, especialista em segurança de alimentos da OMS. De acordo com ela, a bactéria contém "várias características que a tornam mais virulenta e a fazem produzir mais toxinas".

Segundo o UKE, cerca de 30% de pessoas infectadas desenvolveram sintomas de HUS, o que é considerado uma proporção altíssima- o usual é entre 5% e 10%.

Autoridades da região de Hamburgo, no norte da Alemanha, onde o surto teve início, chegaram a apontar pepinos de origem espanhola como fonte da infecção. Mas testes praticamente descartaram a suspeita, pois confirmaram que a origem da bactéria é alemã.

Indenizações

O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou, ontem, que o seu país vai exigir ressarcimento de danos causados pelo "erro clamoroso". "Ficou claro com as análises da Agência Espanhola de Segurança Alimentar que não há a mínima suspeita de que a origem desta infecção tão grave venha de um produto espanhol", afirmou Zapatero.

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou os prejuízos causados aos produtores espanhóis e prometeu que a Alemanha vai considerar formas de indenizar os agricultores afetados, segundo um comunicado do governo espanhol.

Também ontem, a Rússia anunciou um veto total à importação de vegetais crus de todos os países da União Europeia (UE), atitude considerada "desproporcional" pelo bloco, que deve exigir justificativas formais para a proibição. O governo russo já havia banido os vegetais da Alemanha e da Espanha por conta da bactéria.

LEIA MAIS CLICANDO NESTE LINK QUE CONTÉM INFORMAÇÕES SÔBRE E.coli E DIVERSOS SOROTIPOS. ENTENDA PORQUE ALGUMAS CEPAS DE E. coli PODEM PROVOCAR QUADROS CLÍNICOS GRAVES E SAIBA, QUE DESDE 1980, JÁ SE TEM CONHECIMENTO ACERCA DESTAS MUTAÇÕES. ADMITE-SE , INCLUSIVE , QUE ESTE MUTANTE SEJA O O104, JÁ CONHECIDO DOS BACTERIOLOGISTAS. LEMBRE-SE QUE A HIGIENE FAZ A DIFERENÇA. NUNCA ESQUEÇA DE LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS E TRATÁ-LAS ANTES DE CONSUMÍ-LAS. LEMBRE-SE DE DAR PREFERÊNCIA A ALIMENTOS COZIDOS. POR FIM, NÃO ESQUEÇA DE RASTREAR A ORIGEM DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NAS RUAS. USE O SEU PODEROSO E PRECIOSO NARIZ E EVITE ALIMENTOS QUE APRESENTEM QUAISQUER TRAÇOS DE DETERIORAÇÃO OU ODORES SUSPEITOS. OLDECIR


FONTE:DIÁRIO DO NORDESTE
REFORMATAÇÃO:SAÚDE E CIDADANIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário