"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 16 de junho de 2011

AS GRANDES IDÉIAS IMPÕEM SEGUIDORES: O CRIADOR, COLBERT, VENCEU!

Durante a primeira sessão da Assembleia Itinerante, que aconteceu em Feira de Santana quinta-feira (16), o projeto que criou a Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi aprovado pela maioria dos deputados presentes. O assunto foi um dos temas abordados pela deputada estadual Graça Pimenta (PR), que se mostrou favorável ao projeto.

“Sabemos que o aumento populacional das cidades, situadas territorialmente próximas umas das outras, gera uma grande concentração urbana e que a expansão econômica possibilita o crescimento comercial, industrial, bancário, financeiro, favorecendo a formação de agrupamento de municípios, em razão do alto grau de integração entre si, dentro do ponto de vista econômico, político e cultural”, declarou Graça Pimenta.

A parlamentar acrescentou ainda que “numa região metropolitana, constituída de aglomerações urbanas, oriundas das cidades adjacentes e da cidade nuclear e principal, o foco fundamental é a integração econômica, o crescimento partilhado, universalizante e de resultados globais, de modo a possibilitar a união de esforços para gerar o bem comum das cidades reunidas”.

Durante seu discurso, a deputada Graça Pimenta elencou algumas vantagens da Região Metropolitana de Feira de Santana, dentre elas a redução do valor da conta telefônica para os usuários dos municípios integrados; captação de recursos de diversas fontes, através de um Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, e criação do Policiamento Metropolitano, que será responsável pela cobertura de toda a área sob a inspeção e vigilância do Comando Metropolitano.

As desvantagens também foram citadas pela parlamentar: aumento dos índices de desemprego e subemprego, má distribuição de renda e aumento dos custos de infraestrutura; inexistência de entidade técnica de assessoramento ao órgão metropolitano; complexidade na elaboração de políticas públicas, e redução da autonomia municipal.

Inicialmente, o projeto estabelece como membros da RMFS os municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe e Tanquinho. A deputada Graça Pimenta vai apresentar uma emenda aditiva ao projeto solicitando que os municípios de Santo Estevão e Pé de Serra sejam incluídos à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana.

ASSESSORIA DA PARLAMENTAR


A aprovação do projeto ,sem emendas, deveu-se a um consenso entre oposicionistas e situacionistas e contou com o apoio do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e do avô da emenda o ex-deputado federal Colbert Martins, o idealizador da Região Metropolitana e de tantos outros grandes e inteligentes projetos ao longo de sua carreira política.Nunca quis ser prefeito,ou ,se preferirem, o povo de Feira de Santana, que idolatrava o seu pai, Colbert,nunca entendeu a diferença entre o joio e o trigo e sempre o preteriu para o Executivo Municipal. Honesto, reserva moral, caráter ilibado, discreto e sincero(desagrada muitas vezes por isso), Colbert Filho tem potencial para ser o principal adversário de José Ronaldo/2012.

Assim, fez-se bastante política durante toda a histórica sessão parlamentar. Feira de Santana, a partir desta Assembléia, passará a ser a cidade polo de uma micro região metropolitana. Segundo o deputado estadual Targino Machado..."apequenada, reduzida a ossos de borboleta".

Apesar da redução das dimensões da RMFS, pareceu-me oportuno aprová-la naquele instante. Vale , a partir d'agora, pensar como cidadãos metropolitanos e como deputados de um mini-parlamento metropolitano.A união de esforços e um amplo planejamento de amplitude regional deverá prevalecer sobre os esforços estreitos e personalistas. A deputada Graça Pessoa já anuncia emenda aditiva ao projeto visando incluir os municípios de Santo Estevão e Pé de Serra. A deputada, que tem interesses político-eleitorais nestes municípios, toma a dianteira e busca ampliar seus espaços de atuação. Mas há espaço para todos: são em número de 16 os municípios potencialmente capazes de agregar-se à RMFS. A depender de critérios de natureza técnica, políticos , econômicos ou geográficos, serão adicionados à Região Metropolitana,no momento mais oportuno e conveniente aos interesses dos grandes empresários da telefonia, por exemplo,bem como aos desejos e humores do rôlo compressor que dá sustentação legislativa ao social-sindicalismo wagnerista. A temporada de apresentação de emendas aditivas só está começando. Arrisco opinar que a brilhante idéia do "vovô Colbert", pautará , doravante, o comportamento político dos seus herdeiros.OLDECIR MARQUES

Veja êste vídeo e entenda como pode ser importante para as cidades conurbadas e ,hoje, agregadas à RMFS, um bloco parlamentar que pode falar a mesma linguagem e votar de acordo com interesses mais amplos e regionalizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário