"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 6 de março de 2012

CRISE DO HAM PODE SER RESOLVIDA COM TUTELA DO ESTADO


Estado apresenta proposta para resolver situação do Aristides Maltez
Graça Pimenta solicita solução imediata

Garantir o repasse de todos os recursos extra-teto, desde que a contratualização seja feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Esta foi a proposta do representante da Sesab, Andrés Alonso, para que a situação do Hospital Aristides Maltez (HAM) seja resolvida. A sugestão foi apresentada durante audiência pública ocorrida nesta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa (AL) por iniciativa da deputada Graça Pimenta (PR) e dos membros da Comissão de Saúde e Saneamento, onde a parlamentar é vice-presidente.

Graça Pimenta considera que há um impasse entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado. “O HAM funciona com um déficit mensal de 250 mil reais. Salvador tem a gestão plena da saúde, mas não está honrando com os compromissos firmados com o hospital e deve mais de 13 milhões. A instituição atende pacientes de todos os 417 municípios baianos. Existe um impasse entre município e Estado. Isso tem prejudicado a população. As duas partes precisam logo resolver esse problema, pois a doença não espera, ela avança”, declara.

O presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), que administra o HAM, Aristides Maltez Filho, fez um apelo durante a reunião. “O hospital está precisando de recursos para fazer frente ao momento que vive. Em janeiro pedi uma ajuda de 4 milhões de reais em convênio com os poderes públicos. Faço um apelo para que esse convênio seja agilizado e que tenhamos uma ajuda logo para esses próximos três meses. Não importa o rótulo estadual ou municipal, o que importa é o recurso”, declara.

O HAM é o único na Bahia que oferece tratamento gratuito contra o câncer. Em 2011 o hospital recebeu cerca de 400 novos pacientes vindos dos 417 municípios do Estado. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas todos os dias no HAM. Também fizeram parte da mesa do evento o deputado José de Arimatéia, presidente do colegiado; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano; e a vice-presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Aladilce Souza. Membros da imprensa e alguns deputados também participaram da reunião. A Secretaria de Saúde de Salvador foi convidada, mas não enviou representante para participar da audiência.
FONTE: ASSESSORES DA DEPUTADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário