"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 31 de março de 2012

CIMEIRA DE NOVA DELHI ESTUDA CRIAÇÃO DE UM BANCO DE INVESTIMENTOS

Os BRICS, (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram esta quinta-feira, em Nova Deli, acordos para estudar a criação de um banco de investimentos comum e também dois acordos para fomentar o comércio nos seus mercados.
Os acordos assinados nesta quarta cimeira dos BRICS vão permitir alcançar transacções económicas, utilizando moedas locais, ao mesmo tempo que vão facilitar o reconhecimento das letras de crédito, para reduzir o custo das operações.
“Somos grandes economias e temos que defender a complementaridade entre os nossos países e eliminar barreiras”, afirmou o anfitrião da cimeira e primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, pouco antes da assinatura dos acordos.
Os cinco países que representam cerca de 40 por cento da população do planeta e 19,5% da produção económica global, concordaram estudar a criação de um banco de investimentos comum para custear recursos para infra-estruturas e projectos de economia sustentável nos países emergentes, como cita a agência espanhola EFE.
“Ordenamos aos nossos ministros das Finanças que examinem a possibilidade e a viabilidade da iniciativa, que formem um grupo de trabalho para um estudo mais amplo e que nos informem na próxima cimeira”, pode ler-se no documento final.
A cimeira BRICS ainda contou com a participação dos presidentes da China, Hu Jintao, Rússia, Dmitri Medvedev, África do Sul, Jacob Zuma, e Brasil, Dilma Rousseff.
A chefe de Estado brasileira que vai continuar na capital indiana para uma visita oficial de dois dias, concordou com os restantes líderes, na necessidade dos países industrializados adoptarem políticas financeiras e macro-económicas responsáveis. Os BRICS pediram ainda uma reforma mais rápida dos organismos internacionais para os tornar representativos.
“Uma Parceria para a Estabilidade global, Segurança e Prosperidade” foi o lema da cimeira de Nova Deli.
A expressão BRIC (ainda sem a África do Sul, que só em 2011 passou a integrar o grupo) foi lançada há cerca de uma década por um economista da Goldman Sachs, Jim O’Neill, da mesma sociedade financeira que agora assegura que o desempenho económico dos 5 países nos últimos três anos correspondeu a 45% do crescimento mundial.
Entretanto, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos, e o Brasil subiu ao sexto lugar em 2012, ultrapassando o Reino Unido.
FONTE IP -JORNAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário