"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 29 de março de 2012

O LAGARTA VERDE

Experiência do Metrô do Cariri inspira outras cidades nordestinas e é a última moda em transporte ferroviário 

O ano em que a região pode alcançar o Brasil



Seu João Pereira da Silva aperta as rédeas do jumento da carroça, para evitar o risco de o bicho avançar sobre os trilhos. Dona Julieta Cordeiro Francisca de Carvalho apressa o passo no que para a idade dela (58 anos) é quase a mesma coisa que correr. Quer chegar a tempo de pagar a passagem, passar a catraca e escolher o melhor lugar para sentar – junto da janela, do lado que não pega sol. Seu Antônio João já está dentro da estação, já pagou a passagem e não tem pressa. Daqui a pouco ele vai percorrer cerca de 13 quilômetros do jeito que mais gosta. “Na frescurinha, daqui até lá”, explica, referindo-se ao ar condicionado dos vagões.

Estamos no Crato (CE), e o que motivou a prudência de João Pereira, a pressa de dona Julieta e o desejo da frescurinha de Antônio foi o Metrô do Cariri. Liga os municípios do Crato e do Juazeiro do Norte, por superfície, num percurso de 13,6 quilômetros de extensão. Foi inaugurado em 1º de dezembro de 2009 e logo tornou-se a grande novidade da região. É objeto de desejo de municípios vizinhos, como Barbalha, que quer a ampliação do metrô até lá, fechando o circuito conhecido na região como Crajubar – Crato, Juazeiro e Barbalha, separados um do outro por menos de 10 quilômetros. Juntos, os três têm 424 mil habitantes. O PIB per capita de Barbalha e do Crato (R$ 5,5 mil, cada um) está abaixo da média nordestina, R$ 7,4 mil. O do Juazeiro é superior: R$ 8 mil. As três cidades estão a cerca de 400 km da capital Fortaleza.
O Metrô do Cariri mexeu com os hábitos do Crato e Juazeiro. Ganhou até apelido, daqueles autênticos, típicos da antropofagia nordestina de renomear com denominações familiares o que chega de fora: Lagarta Verde. Precedido do artigo masculino, para deixar a coisa ainda mais autêntica: o Lagarta Verde. Transporta cerca de 1.200 pessoas por dia. Está longe da superlotação: a capacidade é para 15 mil/dia. Enquanto isso dá para viajar sentado, escolhendo o lado do sol e usufruindo do ar condicionado. A passagem é R$ 1 – mais barata que nas mototáxis (R$ 10) e nas lotações (R$ 1,30). Sem falar que nestes não tem frescurinha. 



O Lagarta Verde utiliza uma linha antiga da Rede Ferroviária, que estava fora de uso. Impossível ficar indiferente à passagem dele: o condutor aciona a buzina quando passa em cruzamentos. Nas viagens que fizemos nos ficou a impressão de que ou o condutor gosta de anunciar que está passando ou há muito mais cruzamentos entre Juazeiro e Crato do que imagina a nossa vã observação. 


O sistema tem oito estações; a nona está prevista para ser implantada em 2011, ano também em que deve ocorrer a integração com ônibus intermunicipais. A previsão é do governo do Ceará, responsável pelo projeto. Os trens são os chamados VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), fabricados lá mesmo, em Barbalha, pela Indústria Bom Sinal, que já tem encomendas para capitais do Nordeste e para Macaé (RJ). É a última moda em transporte ferroviário, barato e de menor impacto ambiental.

Quem sugeriu ao repórter ver a experiência do Metrô do Cariri foi um professor habituado a descer na estação Saint-Michel, do metrô de Paris – Marcos Costa Lima (UFPE), especialista em desenvolvimento regional. “Eu fui dar uma palestra na Universidade do Crato e vi”, conta ele. “É um exemplo de solução local, das muitas que existem no Nordeste. O que precisamos agora é de uma visão de totalidade, para melhor aproveitar as soluções”.

FONTE:  DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Comentário

Considero indispensável ampliar o SIT(Sistema Integrado de Transportes de Feira de Santana) e Antonio Carlos Borges já deveria estar no Cariri para conhecer este moderno Sistema VLT. Detalhe importante é que as composições são fabricadas em Barbalha,situada no Vale do Carriri,estado do Ceará(veja vídeo). Este sistema se adequa como uma mão e uma luva, em Feira de Santana,cidade de amplas avenidas e espaços infinitos. Os pré-candidatos já deveriam estar pensando na ampliação do Sistema de Transportes Públicos e já deveriam estar elaborando o Projeto VLT -Feira de Santana. Foram gastos R$25 milhões para implantação de pouco mais de 13km de metrô de superfície. Os resultados são bastante animadores. Estou pensando em solicitar ao PPS Local que adicione este modelo de projeto às nossas propostas sobre Transporte de Massas para 2013/2016.OLDECIR MARQUES

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