"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 29 de março de 2012

PORTAL NACIONAL DO PPS

Jornal Nacional: Prefeitura de João Pessoa suspende contrato com empresa denunciada



Publicado em 27/03/2012

Descrição:

APRESENTADORA PATRÍCIA POETA: A prefeitura de João Pessoa suspendeu o contrato com uma empresa de informática denunciada ontem, pelo Fantástico. O procurador-geral de Justiça do estado vai investigar por que um programa que foi criado para dar acesso à internet sem fio e de graça, não funciona.

REPÓRTER CLAUDIA BOMTEMPO: A reportagem do Fantástico deste domingo mostrou um representante da empresa Ideia Digital propondo pagamento de propina a um suposto funcionário de um município da Paraíba. Na verdade, um produtor do fantástico.

ARQUIVO/GRAVAÇÃO/REPRESENTANTE DA EMPRESA: Mas normalmente, o que vem se praticando é 5 a 10 por cento (de desvio). Dos negócios que eu atuei foram mais ou menos isso.

REPÓRTER CLAUDIA BOMTEMPO: Esta mesma empresa, em 2009, foi contratada para implantar pontos de internet sem fio, grátis, em João Pessoa. O projeto Jampa Digital foi inaugurado há dois anos, pelo então secretário municipal de Ciência e Tecnologia, hoje ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Mas nas ruas de João Pessoa, navegar de graça pela internet, usando o sistema da prefeitura, é praticamente impossível. 

O dinheiro para a implantação do projeto em João Pessoa faz parte de um convênio: R$ 4,7 milhões. O curioso é que tudo já foi pago pelo Ministério da Ciência e Tecnologia à prefeitura de João Pessoa, no fim de 2009, mas até agora não houve prestação de contas. 

Por meio da assessoria de imprensa, o ministro das Cidades disse que quando chegou à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o contrato com a empresa Ideia já havia sido fechado e que não autorizou pagamentos à empresa. Aguinaldo Ribeiro disse ainda que estava na inauguração apenas por ser o secretário naquele momento.

ARQUIVO/GRAVAÇÃO: Está aí, internet de graça, sem fio, para toda a galera de João Pessoa, parabéns.

REPÓRTER CLAUDIA BOMTEMPO: Sobre operações atípicas que teriam sido apontadas nas transações bancárias dele, Aguinaldo Ribeiro disse que elas são legais e estão de acordo com o patrimônio que possui. O ministro informou, ainda, que pediu investigação ao Ministério Público e Tribunal de Contas do estado. 

No Congresso, o PPS pediu ao Tribunal de Contas da União auditoria nas contas do Jampa Digital para apurar indícios de superfaturamento e pagamento de propina. Na Paraíba, o Ministério Público disse que vai apurar as denúncias.

PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA-PB/OSWALDO TRIGUEIRO: São denúncias graves que envolvem autoridades importantes e que a gente pede que seja feita com todo cuidado possível, mas acima de tudo com muita profundidade e evidentemente para evitar qualquer nulidade, a questão das atribuições que envolvem recursos federais e municipais.

REPÓRTER CLAUDIA BOMTEMPO: Em nota, a prefeitura de João Pessoa informou que pediu explicações à empresa Ideia Digital e que o contrato vai ser provisoriamente suspenso.

SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE JOÃO PESSOA/MARCONI MAIA: Vai ser analisado pela nossa procuradoria jurídica, que é o órgão competente para tal.



FONTE:PORTAL NACIONAL DO PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário