"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 22 de março de 2012

SAÚDE PÚBLICA

Emergência do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, será ampliada e reformada

Obras devem ter início ainda neste ano com finalização prevista para o ano que vem

Através de publicação no Diário Oficial da Bahia deste final de semana (17 e 18 de março) o Governo do Estado tornou pública uma das movimentações rumo à requalificação das dependências e atendimento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana.

A unidade, referência para mais de 126 cidades baianas, terá sua emergência reformada e ampliada e para isso já tem pré-projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. Por isso, foi publicado no D.O. o aviso de licitação para contratação de projeto complementar destinado às ações em hidráulica, elétrica e climatização da emergência, indispensáveis neste processo. Os interessados em participar do processo licitatório podem obter outras informações com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB, através dos telefones (71) 3115-6596 e 3115-6126.

Estas obras compõem as ações do projeto Qualificação da Atenção à Saúde (QualiSus), do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado, que tem por objetivo levar humanização, acolhimento (com capacitação de funcionários para abordagem de pacientes) e qualificação de risco (mensuração de tempo de atendimento e classificação de complexidade para encaminhamento aos serviços de saúde disponíveis e, consequentemente, diminuição do tempo de espera).

Vale lembrar que a cidade está prestes a contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), orçada em R$ 3,5 milhões, a ser integrada ao Clériston Andrade, funcionando com uma porta de entrada e de triagem para os pacientes que precisem do atendimento mais especializado no Hospital.

“Isso nos dará, inclusive, possibilidade de referenciar e redimensionar a emergência do Clériston”, comenta o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT).

De acordo com Bruna Faria, diretora de Obras e Projetos em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde – Sesab, outros pontos de extrema importância não ficarão de lado nesta articulação entre os Governos Wagner e Dilma em prol de melhorias em saúde à população de Feira de Santana e região: a reforma total da Lavanderia, a ampliação do abrigo de resíduos do hospital e do Serviço de Prontuário de Paciente (S.A.M.E), por exemplo. Além disso, segundo Bruna, já existe projeto, aprovado pelo MS, para troca do piso de toda a unidade e a requalificação do acesso ao Anexo. Equipamentos também devem ser adquiridos com verba do QualiSus.

 “Observo que, com a execução dos projetos, a humanização no atendimento alcançará não apenas os pacientes, mas seus acompanhantes. Isso significa um ganho enorme para a população”, conclui Zé Neto, sempre atento às causas de Feira de Santana.

FONTE: ASSESSORIA DO PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário