"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de março de 2012

HOSPITAL DOM PEDRO RECEBE ACELERADOR LINEAR PARA COMBATE AO CÂNCER

Feira de Santana terá, em poucas semanas, tratamento de radioterapia para combate ao câncer

Governo do Estado e Governo Federal trabalham por dar outro panorama à saúde em Feira de Santana

 Para dar mais eficiência e consolidar o serviço de radioterapia para paciente com câncer em Feira de Santana, o Ministério da Saúde – por intermédio do Governo Estadual - entregou, na tarde desta quarta-feira (14), um Acelerador Linear ao Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Com isso, aqueles que precisam do tratamento não precisarão mais deslocar-se para cidades como Salvador e Itabuna, o que dará mais eficiência e consolidará as ações em prol da melhoria na qualidade de vida dos pacientes, dando também diferencial nos atendimentos médicos prestados à população feirense.

De acordo com o deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) foi quem escolheu o HDPA para gerir o equipamento. Isso se deu em combinação entre o secretário Jorge Solla, o governador Jaques Wagner e o deputado Zé Neto, que têm trabalhado para fortalecer a gestão do Hospital Dom Pedro.

“Nos últimos cinco anos, através desse mesmo entendimento, foi possível instalar 12 leitos no Hospital e credenciar sua cardiologia ao SUS e ao Planserv, por exemplo. Agora, depois de ter colaborado para instalar a quimioterapia, é dado passo decisivo para a vinda do acelerador que, com a braquiterapia já instalada, irá compor o serviço de radioterapia para paciente com câncer na cidade”, aponta Zé Neto.

Tratamento - "Estou feliz demais! Esse equipamento é uma bênção de Deus aqui na Terra. Essa máquina em Feira vai melhorar demais a vida de quem precisa do tratamento porque Feira é cidade central. Facilita e muito a nossa vida e diminui demais o custo que temos em deslocamento. É mesmo uma bênção e peço a Deus que se minha filha precisar continuar o tratamento, que faça tudo por aqui”, comemora Dona Lina Silva, lavradora, moradora de Ipirá.

Ela vai uma vez por semana levar sua filha de 30 anos de idade para as sessões de quimioterapia no Dom Pedro. Com este tratamento está em fase final, a paciente iniciará, nos próximos dias, radioterapia no Hospital Santa Isabel, em Salvador. Esta fase de tratamento da filha de dona Lina será feita em 28 sessões (uma por dia). Ela conta que, apesar do funcionamento do equipamento ser liberado após o início do tratamento de radioterapia de sua filha, ela está muito feliz, “pois ajudará a salvar a vida de outras pessoas, de Feira e região, que precisam se descolar em busca de tratamento”.

Vale lembrar que, nos últimos cinco anos, foram realizados vários convênios financeiros, de serviço e de cessão de equipamento para a qualificação do atendimento geral na unidade hospitalar.

Montagem do equipamento - "A montagem é feita em várias etapas divididas em duas fases: mecânica e calibração. O prazo para a instalação total é de, aproximadamente, 60 dias. O equipamento adquirido é de última geração e seu funcionamento suporta trabalhar o dia inteiro. Pode chegar a atender até 100 pessoas/dia, explica o engenheiro técnico responsável pela instalação do acelerador, Paulo Pinho.

A empresa fabricante do acelerador é a Elekta e ela também será responsável por realizar um treinamento com os profissionais de Feira que irão operar o equipamento.

Zé Neto lembra que, graças ao empenho da diretora do Hospital, Sandra Peggi, e do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Borges, “podemos comemorar este marco importante para a medicina de Feira de Santana”.

“A saúde é uma das prioridades e minha cidade (Feira de Santana) pode contar comigo nessa caminhada. Tenho muito a agradecer a Solla, por seu esforço pessoal permanente, bem como ao Governador Wagner e a presidenta Dilma por sua atenção à Feira de Santana”, arremata o parlamentar

FONTE:FABIANA ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário