"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJETO BÁSICO DA AVENIDA NÓIDE CERQUEIRA É APRESENTADO PELO LÍDER DO GOVERNO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano


Com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil, o projeto básico elaborado pela Empresa ATP Engenharia para as obras da Avenida Noide Cerqueira foi apresentado na manhã desta quinta-feira (29), durante Audiência Pública promovida pelo mandato do deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL).
A Avenida Noide Cerqueira será a principal via de ligação entre a Avenida Getúlio Vargas e a BR-324. Pista dupla, canteiro central e ciclovia compõem o projeto de 8 km de comprimento da rua. A nova via já tem finalizado o seu projeto básico, o que possibilita iniciar o processo de licitação. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
Sob o ponto de vista técnico, o projeto da Noide Cerqueira conta com uma estrutura preparada para receber tráfego pesado. “Essa avenida poderá ser vetor de desafogo do trânsito ali na região”, sinalizou Jessé Mota, diretor de Obras estruturantes da Conder, ao explicar que os veículos de carga pesada que trafegam pelo anel de contorno terão a Noide Cerqueira como opção de trajeto. O projeto tem previsão de orçamento da ordem de 26 milhões.
No entanto, o maior objetivo da Noide é promover novo campo de desenvolvimento para a cidade. “A intenção é dar condições para que a iniciativa privada, os investidores, os empresários da região de Feira possam ter ali uma condição de implantar os seus investimentos”, disse Jessé Mota ao sinalizar que investidores já demonstraram interesse em trazer um grande shopping para aquela região.
Sabrina Freitas, engenheira da ATP Engenharia, falou sobre detalhes do terreno e do projeto. “As características geométricas definidas, proporcionadas pelo relevo plano, nos leva à necessidade de implantação das curvas horizontais e melhoramento das condições para garantir uma melhoria na via, além de segurança para seus usuários”, disse.
O deputado estadual e líder do governo Ana Assembleia Legislativa, Zé Neto falou sobre o inicio das obras. “A Noide Cerqueria já é uma realidade. Estamos apresentando o projeto básico e já vamos tratar da janela financeira e da licitação agora no mês de abril, no máximo, no em maio. O governador já sinalizou que tanto a Noide como o Aeroporto são obras para este ano”, garantiu.
Componente da mesa, a subsecretária estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Eliana Boaventura, frisou a relevância do debate com a sociedade antes de viabilizar projetos como estes. “É importante manter uma comunicação com a sociedade organizada para não fazer um processo de cima para baixo, mas, sim, de forma participativa”, ponderou.
Estiveram presentes – Humberto Mario (Engenheiro Civil da Embasa), Vitor Guimarães (Produman Engenharia), André Regis (Presidente do Centro das Indústrias), Edson José Nunes (Inspetor Regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA), Ricardo Marques (diretor da LMarquezzo), José Mercês Neto (Diretor do Centro Industrial do Subaé - CIS), Angelo Almeida (vereador PT), Major Geraldo dos Santos (Polícia Militar da Bahia), Augusto César (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA), Samuel do Santos (Engenharia e construção do Brasil - EBRAX), José Reinal (Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia - SEPLAN), Norma Boaventura (Associação Comercial de Feira de Santana), Elvison (Engenheiro da Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa), Verdival Oliveira (Economista – representando a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA), Marco Ferreira (Proprietário o Posto Positivo) e Beto Falcão (Sindicato dos Produtores Rurais).
FONTE: ASSESSORIA DO PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário