"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SERRA NÃO É LULA. DILMA É LULA E LULA É DILMA

Vejam que maravilha estas três óbvias afirmações do título. Óbvias, como eu disse, mas destruidoras dos planos que a direita havia traçado para fazer crer que estas eleições não seriam, como desde o início ficou claro, um embate plebiscitário entre dois projetos de Brasil.
Um, o neoliberal, desenvolvido durante oito anos por Fernando Henrique, de amoldamento deste país ao grande mundo do Mercado, que se traduziu, inclusive, na capitulação mental do seu personagem-símbolo. FHC assassinou seu passado e pôs-lhe como lápide a famosa frase “esqueçam o que escrevi”. Serra, em 2002, era a continuidade disso. Hoje, seria o retorno deste fantasma.
Outro, o nacional-popular – ah, que horror isso provocava na esquerda elitista uma par de décadas atrás! – que vem igualmente de longe. Vem da trajetória das lutas sociais, que só conseguiram, na história, avançar quando tiveram um líder, na prática, capaz de corporificá-las e quando obtiveram a cisão no mando das oligarquias regionais (quem tem dúvidas que o PMDB de hoje tem todas as semelhanças com o PSD de anteontem?).
Os nossos intelectuais elitistas – graças a Deus, muitos (e os melhores) não o são – torcem o nariz para isso. O “primado intelectual”, quando se desconecta da realidade e do seu dever – inclusive ético – de fazer os seres humanos mais iguais e o mundo mais justo, perde suas referências e fica a um passo da traição.
Nos salões da direita, na mídia conservadora e no ambiente da política convencional, seremos bem tratados, bem recebidos, considerados e elogiados. E, como o papel e os microfones aceitam tudo – e já não caem mais raios do Olimpo para fulmina-los – os que agem assim podem alinhar um milhão e uma explicações para encobrir nossa capitulação real com discursos “sociais” e “inclusivos”.
As Maria Antonieta da “modernidade”, ao ouvirem que o povo não tem pão, não tem escola, não tem casa, rebatem que, com elas, o povo teve como nunca telefones celulares, os brioches eletrônicos.
A sofisticação vazia é a nova cara da direita feroz e reacionária, que com o desenvolvimento da comunicação de massas não mais podia aparecer com a sua face hedionda.
E pode menos ainda, porque, com todas as limitações e concessões que fez, Lula mostrou, na prática, que o Brasil podia ser diferente. Que podia crescer, que podia distribuir, que podia olhar seu povo, que podia se afirmar no mundo. Que podia, numa palavra, se por de pé.
Reside aí a sua popularidade e reside aí sua invencibilidade eleitoral.
Um analista sofisticado poderia alinhar uma dúzia de fatores, desde os programas sociais ao crescimento do PIB.
Eu prefiro focar nisso: o povo brasileiro sente que pode ficar de pé, que pode recusar o fatalismo, o “as coisas são assim mesmo e assim serão sempre”.
Lula tem este sentido profundo. O povo brasileiro talvez não saiba se expressar, mas percebe, na sua sabedoria prática que este povo e este país podem governar a si mesmos.
E o Lula de hoje sabe disso, sabe que não é um simples dirigente político ou partidário, um simples participante de um jogo diletante, onde se pode perder e ganhar com “fair play”.
Ele não entregou sua sucessão ao jogo da política. Não escolheu Dilma à toa. Escolheu-a justamente por sua falta de ambições eleitorais e sua determinação de exercer o poder que tinha nas mãos.
E porque sabe que, por isso, não criará um corvo que se voltará contra ele e contra o que ele representou.
Porque Dilma, ao contrário de muitos intelectuais, sabe que os grandes personagens só surgem quando se deixam possuir pela história de seu povo e conseguem traduzir e simbolizar o processo social.
No dia 30 passado, escrevi aqui que o presidente não cedeu à tentação de cuidar de seu futuro e de seu retorno em 2014, deixando que as eleições se passassem como uma disputa entre candidatos, na qual uma eventual derrota não o atingisse pessoalmente.
Não entrou na onda do pós-Lula, como se tivesse cumprido seu papel e, depois dele, não importasse essencialmente o que viria.
Esta seria a atitude acertada para quem fosse apenas um político, mas errada para que é um líder.
É por isso que Lula é Dilma e Dilma é Lula. Isso não é um apelo eleitoral, é a tradução de que o presidente é fiador desta candidatura como a continuidade, mais profunda, do projeto que ele representa.
Por isso o presidente expressou isso de uma maneira simples e insofismável:”"Meu nome não vai estar na cédula. Vai haver um vazio naquela cédula. E para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma.”
Os intelectuais – ou semi-intelectuais – tolos dos quais se serve a direita, sobretudo na mídia, caem como patinhos na tentativa de desqualificar Dilma como “a sombra de Lula”.
Será possível que não vejam que isso é o melhor que se pode dizer dela, que ela é a projeção para o futuro desta realidade que o povo brasileiro percebe em sua vida e que aprova com os níveis recordes que não há pesquisa que pode esconder?
Essa é a grande maravilha da vida, a força da verdade, que rompe todas as cascas e surge, a despeito de todas as manipulações que se faz para ocultá-la.
O Serra “lulista”, com que a marquetagem procurou iludir a população, não teve força, como mentira que sempre foi, para sobreviver muitos dias.
Serra não é Lula.
Dilma é Lula.
E Lula é Dilma.
Simples. Verdadeiro. Invencível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário