Inaugurado primeiro hospital público do Brasil especializado em transplantes
A unidade terá capacidade para mais de 600 transplantes por ano de rim, pâncreas, fígado, medula óssea e córneas
O primeiro hospital público especializado em transplantde órgãos e tecidos do Brasil foi inaugurado nesta terça-feira (15), em São Paulo. O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini está localizado nas dependências do antigo Hospital Brigadeiro, na zona sul da cidade. O local foi reformado e modernizado, e recebeu investimentos de R$ 37,3 milhões entre obras e equipamentos.
A unidade tem capacidade instalada para a realização de até 636 transplantes anuais, dos quais 200 de córneas, 240 de rim, 48 de pâncreas, 100 de fígado e 48 de medula óssea. O trabalho envolve cerca de 80 médicos, entre transplantadores, intensivistas, nefrologistas, hematologistas e infectologistas. Ao todo são nove salas cirúrgicas e 153 leitos de internação, dos quais 21 de UTI, e 35 consultórios para acompanhamento ambulatorial dos pacientes.
Além de transplantes, o hospital também será referência para outros serviços de saúde de alta complexidade em áreas como hematologia, oftalmologia, urologia e neurocirurgia. A Secretaria irá destinar cerca de R$ 45 milhões neste ano para custeio das atividades no hospital e do centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no prédio anexo.
Ainda neste mês o hospital também deverá ter um laboratório de anatomia patológica que será referência nacional para biópsias de rim, com objetivo de avaliar a qualidade dos órgãos de doadores e realizar o acompanhamento dos pacientes transplantados. Uma central 24 horas irá funcionar no local, podendo emitir laudos à distância para centros de saúde e hospitais de todo o Brasil, a partir do encaminhamento das lâminas pelas unidades solicitantes.
Vídeos para hospital de transplantes do estado de são paulo
|
|
Olá blogueiro,
ResponderExcluirConscientize as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. No link você pode esclarecer dúvidas sobre o tema. Divulgue e incentive!
Lembrando que para ser doador o principal passo é avisar a família. Não é preciso deixar nada por escrito.
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde
Olá blogueiro,
ResponderExcluirConscientize as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. No link você pode esclarecer dúvidas sobre o tema: http://bit.ly/cHLx34. Divulgue e incentive!
Lembrando que para ser doador o principal passo é avisar a família. Não é preciso deixar nada por escrito.
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde