Cientistas relacionam consumo de arroz branco com diabetes tipo 2
Pesquisadores recomendam a substituição de grãos inteiros, incluindo o arroz, para reduzir o risco de desenvolvimento da doença
Arroz branco consumido em excesso pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2, de acordo com estudo de pesquisadores de Harvard School of Public Health. Segundo a pesquisa americana, a doença tem menor índice entre pessoas que optam pelo arroz integral. Os cientistas americanos investigaram a utilização do arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram acompanhados durante 14 anos como voluntários em três estudos diferentes.
Publicada no Archives of Internal Medicine, a pesquisa levantou que as pessoas que comiam arroz branco, cinco vezes por semana, apresentaram 17% de possibilidades de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação àquelas que ingeriam o alimento somente uma vez.
De acordo com o autor do estudo, Qi Sun, "nós acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2", frisou ao avaliar que 70% do arroz consumido nos estados Unidos é branco.
"Há séculos, o arroz é um alimento de base nos países asiáticos", lembrou ele, acrescentando que " desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, são retiradas para produzir arroz branco que, de fato, consiste num endospermo cheio de amido".
Os pesquisadores concluíram que a substituição de grãos inteiros, incluindo arroz, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, recomendando que a ingestão de carboidrato deve vir, principalmente, de grãos inteiros ao invés de cereais refinados, para ajudar a prevenir a doença.
ISaúde.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário