"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 4 de junho de 2010

DILMA E PETROLEIROS LEMBRAM AS TENTATIVAS DE PRIVATIZAR A PETROBRÁS


A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participou hoje da Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e, ao lado dos trabalhadores, lembrou dos tempos em que o governo anterior dos tucanos planejava a privatização da Petrobras. O presidente do PT e ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, contou que havia planos para “comer pelas beiradas” e vender para a iniciativa privada as fábricas de fertilizantes da estatal de petróleo e a refinaria Duque de Caxias.

“Me sinto sempre feliz quando estou no meio dos petroleiros, porque tenho certeza que nesses 7 anos e meio [em que estive no governo] tivemos uma luta em comum. E se nossas posições não foram sempre iguais, foram posições parecidas e daqueles que estiveram sempre do mesmo lado. Eu estive do lado daquelas que fizeram resistência quando tentaram privatizar a Petrobras”, afirmou Dilma.

Dutra lembrou dos planos que ficou conhecendo quando presidiu a Petrobras. “Eles [os tucanos] estavam fazendo igual mingau, comendo pelas beiradas. Fazia parte dos planos da Petrobras [naquela época] a venda de fábricas de fertilizantes da empresa em Sergipe e na Bahia. Esses são fatos e dados, não é palavra vazia como eles [os tucanos] fazem conosco. Eles já tinham plano para vender a refinaria de Duque de Caxias”, discursou Dutra para os petroleiros.

A petista lembrou que chamavam a Petrobras de dinossauro em extinção. “Quero aqui agradecer os petroleiros que acreditaram na Petrobras, quando disseram que ela era um dinossauro e estava em extinção. Por isso, eu falo como o presidente Lula disse quando lançou o pré-sal: benditos aqueles amigos do dinossauro que resistiram, lutaram e deram a volta por cima e descobriram o pré-sal. Benditos aqueles que construíram nosso futuro”, disse.

Dilma comentou que era “estarrecedora” a avaliação da oposição em 2002, durante a eleição presidencial, dizendo que a Petrobras não podia fazer refino de óleo e que a indústria naval no país não poderia voltar à tona. “Não é estarrecedor que dissessem que nesse país, que tem minério de ferro e siderurgia, que nós éramos incapazes de fazer o casco de um navio? Diziam que éramos incapazes de fazer o casco e que, por isso, tínhamos que ficar condenando a indústria naval a ter apenas grama no chão e apenas 2 mil trabalhadores. Hoje tem 45 mil”, afirmou, sob fortes aplausos dos petroleiros.

Dilma concluiu seu discurso usando um dos versos do repentista Tarciso Moraes. “Tem que lembrar do passado para que o erro, e eu incluo, vários erros, não sejam repetidos”, disse.OUÇA A REPORTAGEM DE RÁDIO.
Clique nos vídeosOUTROS
VÍDEOS
  • Dilma comenta acusações da oposição

    Dilma comenta acusações da oposição

  • Dilma no encontro com empresários em Goiânia (2 de maio)

    Dilma no encontro com empresários em Goiânia (2 de maio)

  • Presidente do PT repudia declaração de Serra

    Presidente do PT repudia declaração de Serra

  • Oliver Stone se encontra com Dilma Rousseff

    Oliver Stone se encontra com Dilma Rousseff

  • Oliver Stone fala sobre Dilma, Irã e Estados Unidos (1 de junho)

    Oliver Stone fala sobre Dilma, Irã e Estados Unidos (1 de junho)

  • O que Dilma disse sobre terceira idade

    O que Dilma disse sobre terceira idade

  • Dilma: Brasil deve investir em inovação e erradicar a pobreza

    Dilma: Brasil deve investir em inovação e erradicar a pobreza

  • Dilma fala no fórum da Revista Exame

    Dilma fala no fórum da Revista Exame



Nenhum comentário:

Postar um comentário