"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DILMA ROUSSEF LIDERA A CORRIDA PRESIDENCIAL

CNI/Ibope: Dilma lidera pesquisa pela 1ª vez com 40%

A TARDE On Line*

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgada nesta quarta-feira, 23, mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pela primeira vez na liderança das intenções de voto. A ex-ministra da Casa Civil alcançou 40% da preferência do eleitorado, enquanto o candidato José Serra (PSDB) recebeu 35% e Marina Silva (PV) ficou com 9%, considerando apenas os três principais candidatos.

Já em um cenário com 11 candidatos, Dilma lidera com 38,2% das intenções de voto, Serra marcou 32,3% e Marina tem 7%. Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 5 de junho, Serra e Dilma apareciam empatados com 37% e Marina com 9%.

A candidata petista também aparece à frente em um possível 2º turno, com 45% das intenções de voto contra 38% de Serra, segundo a pesquisa CNI/Ibope. Caso a disputa fosse entre Dilma e Marina, a ex-ministra da Casa Civil teria 48%, contra 11% para a candidata do PV.

O levantamento CNI/Ibope realizado entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios registra ainda que os votos brancos e nulos somam 12% do eleitorado. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números da economia favorecem a candidata Dilma Roussef. Some-se a este fator a popularidade extraordinária do seu mentor político, o Presidente Lula. As qualidades pessoais da candidata, o amplo leque partidário que a apoia, as amplas possibilidades de governabilidade apontadas por esta coalizão ,a política social bem sucedida do governo e a concepção de estado nacional forte e inclusivo, tornam a candidata Dilma a favorita, neste pleito. As eleições democráticas de 2010 apontam para uma nova era de predomínio do ideário centro-esquerdista com crescimento preponderante dos partidos que apoiam Dilma/Temer e uma fragilização da base parlamentar de oposição. Êste cenário possível, merece uma análise cuidadosa, pois poderemos desembocar numa sucessão de governos petistas:2010,2014(Dilma), 2014/2018(Lula) que governará até 2022. Espero que reduzam a pobreza a índices ínfimos, que defendam a sociedade democrática e as liberdades individuais e que construam, com educação em massa e políticas inclusivas, o Brasi Desenvolvido sonhado por Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Chico Pinto e tantos outros que escreveram notáveis páginas na busca do sonho de uma Sociedade justa , igualitária,desenvolvida e feliz. Que a minha velhice possa repousar nesta Utopia.
OLDECIR MARQUES

Faltando menos de quatro meses para ir às urnas, as eleitoras se mostram cada vez mais dispostas a votar em Dilma Rousseff para presidenta. O detalhamento da pesquisa Ibope divulgado hoje revela que Dilma e o candidato do PSDB, José Serra, estão empatados com 37% das intenções de voto do eleitorado feminino. O último levantamento do Ibope, realizado em março, mostrava Dilma com 29% das intenções de voto entre as mulheres, contra 40% do tucano.

Num cenário com os três principais presidenciáveis, os dados da gerais da pesquisa, divulgada ontem, mostram Dilma com 40% da preferência do eleitorado. Serra aparece com 35% e Marina Silva (PV), 9%. A pesquisa, encomendada ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ouviu 2.002 com eleitores com idade superior a 16 anos, de 19 a 21 de junho, em 140 municípios das cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ainda de acordo com o detalhamento da pesquisa, Dilma lidera a corrida presidencial nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste - especialmente entre os eleitores com renda familiar até 10 salários mínimos. A preferência por José Serra se restringe apenas aos eleitores da região Sul e com renda familiar superior a dez salários mínimos.

Dilma também garante a dianteira entre eleitores com ensino fundamental, médio e superior. Entre os eleitores mais ricos, Serra assume a frente com 43% dos votos. Já Dilma tem 27%. Entre os que ganham até um salário mínimo, Dilma registra 40% dos votos contra 36% de Serra.


CLIQUE AQUI para acessar o detalhamento da pesquisa.

CLIQUE AQUI para ver os dados gerais da pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário