"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Interior de SP ganha Ambulatório com capacidade para 380 mil exames anuais

Novo modelo de atendimento oferece consultas e exames em um único local, para agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes

1 de 2
Foto: Cris Castello Branco/SP Notícias
Governo de São Paulo entregou o 28º AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Estado, na cidade de Tupã
Próxima »
Governo de São Paulo entregou o 28º AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Estado, na cidade de Tupã

Foi inaugurado na última sexta-feira (11), o 28º AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Estado de São Paulo, na cidade de Tupã. Trata-se de um novo modelo de atendimento que oferece consultas e exames em um único local, visando agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

De acordo com informações divulgadas no Portal do Governo de São Paulo, a unidade poderá realizar anualmente 128 mil consultas médicas, 36.000 consultas não-médicas e 380 mil exames de apoio diagnóstico, além de 48 mil sessões de fisioterapia. O AME será referência para uma população de 296,7 mil habitantes distribuída em 21 municípios da região.

"Cada unidade atende não só a cidade, mas também a toda uma região. São feitos diagnósticos, exames, consultas e, às vezes, pequenas cirurgias também, dependendo de cada AME. Esse aqui de hoje é o 28ª do estado", afirmou o governador Alberto Goldman.

Para colocar o novo AME em funcionamento foram investidos R$ 5,5 milhões na obra da área física e compra de equipamentos. O ambulatório foi instalado em um prédio de 2.528 m² e conta com 21 consultórios médicos e quatro consultórios não-médicos, além de salas de para curativos, medicação, enfermagem, repouso/observação e farmácia.

No local serão oferecidas 21 especialidades médicas, além de exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, eletroneuromiografia, espirometria, nasofibroscopia, holter, teste ergométrico, ultra-som, ecocardiografia e estudo urodinâmico, além dos mais diversos tipos de exames oftalmológicos, como tonometria, biometria ultrassônica e mapeamento de retina, entre outros. A unidade também fará pequenos procedimentos cirúrgicos.

O encaminhamento dos pacientes ao AME será feito por intermédio das Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Fonte: Isaude.net

Trata-se de uma boa iniciativa do pessoal do Serra/São Paulo. Veja-se o ritual hierárquico: das Unidades Básicas de Saúde dos diversos municípios os pacientes são transferidos para as AMEs. É notável a oferta de serviços envolvendo até mesmo Alta Complexidade. Não seria interessante fazer-se uma visita de estudos a uma AME tucana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário