"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 8 de junho de 2010


A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2009, a maior alta da série histórica nesse tipo de comparação. Em viagem à Alemanha, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o desempenho da economia brasileira.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado. Foi mais do que eu esperava. Eu esperava 2,5%. Ele mostra que a economia brasileira teve uma das melhores recuperações do mundo”, diz o ministro, em nota divulgada hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “exuberante” o crescimento no primeiro trimestre deste ano. “Acabo de receber uma informação aqui de que o PIB do primeiro trimestre foi de 2,7%, ou seja, anualizado dá um PIB de 9%, o que é um crescimento exuberante. Acho que o Brasil merecia e precisava disso”, disse, ao discursar na cerimônia de comemoração dos cinco anos do programa de Microcrédito Produtivo Rural (Agroamigo), em Fortaleza (CE).

Lula lembrou que foi criticado quando disse que o Brasil sentiria menos os efeitos da crise internacional. “Vocês viram que fui esculhambado quando disse que a crise seria apenas uma marolinha no Brasil e alguns diziam que o Brasil ia afundar. No entanto, o país foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise.”

O ministro do Planejamento, Paulo Bernando, disse que, com os números divulgados, o Brasil pode crescer até 6% neste ano, acima da expectativa de 5%. “Foi um Pibão! A economia já estava pronta para crescer e o resultado é fruto das políticas de governo”, enfatizou Bernardo.

A indústria cresceu 14,6%, seguida pelo setor de serviços, com 5,9% e a agropecuária, 5,1%. A formação bruta de capital (investimentos em máquinas e equipamentos) aumentou 26%, a construção civil aumentou 14,9% e importações de bens e serviços, 39.5%

Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no país - até março foi de 2,7%, o mais alto para o período desde 2004. A industria foi o setor que apresentou o maior avanço, com alta de 4.2%. O setor agropecuário teve expansão de 2,7% e o de serviços, de 1,9%.

Os dados divulgados hoje pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE)são das Contas Nacionais Trimestrais.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário